o corvo que queria ser águia

Aqui fica uma fábula, também em espanhol, mas do corrente, e também, curiosamente, de Esopo.

Lanzándose desde una cima, un águila arrebató a un corderito.
La vio un cuervo y tratando de imitar al águila, se lanzó sobre un carnero, pero con tan mal conocimiento en el arte que sus garras se enredaron en la lana, y batiendo al máximo sus alas no logró soltarse.
Viendo el pastor lo que sucedía, cogió al cuervo, y cortando las puntas de sus alas, se lo llevó a sus niños.
Le preguntaron sus hijos acerca de que clase de ave era aquella, y les dijo:
- Para mí, sólo es un cuervo; pero él, se cree águila.


Moral da história: a presunção é uma estupidez.

Publicado por josé 12:30:00  

10 Comments:

  1. Cosmo said...
    Felizmente que você é uma verdadeira águia, José!
    Cosmo said...
    Espero que um pai não venha a explicar aos filhos que apanhou uma águia... que se julgava anjo!
    josé said...
    um pastor, todavia, es mejor...
    josé said...
    Jack:

    O meu mail é este:

    jmvc@sapo.tp

    Se tiver coragem, assuma um nome e insulte-me pessoalmente.

    Se não fizer, escusado será dizer o que é. Você já sabe, aliás.
    josé said...
    Jack:

    Fui mesmo agora ao mail: nada!

    Você nem precisa de ser insultado.
    Cosmo said...
    Ó José, desculpe lá, mas a sua regra é:
    "para eu dizer o que quiser, é em público, mas para que me respondam é em privado"?

    Calo-me já...
    David R. Oliveira said...
    Tá a ver que eu tenho razão no que lhe escrevi ontem!Era para mim uma coisa impensável de vir a acontecer ... mas afinal você está a tentar parecer-se , ou a deixar que tal aconteça, com o Blasfemias e com o Do Portugal profundo.
    Bem faz o tal de Pacheco que isso de comentários só depois de passarem pelo crivo ... e quem quiser lê, quem não quiser larga!
    Abraços vizinho
    josé said...
    Não, Inês. Para si, abro uma excepção: como já disse muitas coisas e não escondeu a cara ( até se nota um olhinho bonito), pode continuar.

    O meu recado é estritamente para o jack que se refere ao meu trabalho quando isso tem nada a ver com o que por aqui escrevo.

    Era para ver se teria a coragem de assumir a identidade e insultar-me por escrito e em particular.
    Cosmo said...
    «um pastor, todavia, es mejor...»

    Porquê?

    A qualidade de "pai mestre" sobrepõe-se, em significância, à de "pastor" que apenas é citada para dar verosimilhança à cena (com carneiro e cordeirinho será provavelmente um rebanho; o humano presente um pastor).
    josé said...
    Não, jack. Acabou o recreio.

    Fico à espera da coragem inexistente.
    Evidentemente, darei o meu nome completo.

    Quanto ao seu, aposto que já o conheço, o que ainda é mais lamentável.

Post a Comment