oito e oitenta

Enquanto continua o delírio acerca do TGV, que agora segundo o ministro Mário Lino vai criar 100 000 empregos, convinha que se considerassem alguns 'detalhes'. Quanto vai custar uma ligação Porto/Lisboa de TGV, e de avião, via Ota? Só isso - 'quanto' vai custar, e depois comparar com quanto custa um bilhete da Ryanair para Londres. O actual modelo de desenvolvimento, para além da insustentabilidade económica, arrisca-se a conseguir o inacreditável - o Porto, por exemplo, ficar mais 'perto' de Londres, e de Paris, e da Alemanha (via low cost) que de Lisboa. Nos entretantos, e enquanto se mantém, por absoluta teimosia, as SCUTS temos custos, onde há portagens, absolutamente mirabolantes, que permitem à BRISA ser literalmente das empresas do sector mais rentáveis da galáxia. Ou oito ou oitenta.

P.S. A Varig já não vai ser da TAP.

Publicado por Manuel 12:48:00  

4 Comments:

  1. António A. Antunes said...
    Vou ligar ao Mário Lino. Não estou desempregado, mas deve ser fixe trabalhar no TVG. Quanto mais não seja, deve ser divertido ver a cara do único viajante que deve fazer lisboa-madrid, uma terça-feira à noite.
    Ranulfina said...
    O TGV não tem que se preocupar com os clientes, porque ao colocr o aeroporto de Lisboa na OTA, a ligação Lisboa-Porto por avião fica completamente inviável.

    A OTA, também ajuda a "viabilizar" o TGV, ou melhor, ajuda a evitar que o buraco financeiro seja tão catastrófico.

    ISto, claro, independentemente de a catástrofe ser praticamente inevitável.

    Entretanto, sabemos que as SCUTS, já atingiram um custo de 16.000 milhões de Euros.

    As SCUTS, eram aquelas auto-estradas que acabaríam por ser rentáveis a longo prazo.

    Se o sr. ministro Lino, pudesse ser criminalmente responsabilizado, no futuro, seguramente que não teriamos este forrobodó de despesismo.

    Mas em Portugal, as responsabilidades são uma coisa muito bonita para florear discursos. Quando se trata de julgar a sério e determinar quem é que vai parar com o respectivo traseiro a algum calabouço, então florescem incidentes de recusa de juiz, truques, e interpretações criativas da lei.

    Cada vez mais, parecemos ser governados por autistas.

    Da esquerda à direita.
    Nelson Filipe Patriarca said...
    Ainda que mal pergunte:

    - que vai acontecer à CP com esta lengalenga do TGV ?

    - O que se vai fazer aos alfas pendulares que nunca chegaram a ser usados na plenitude por causade falhas na linha ?

    - deixam de haver comboios regionais para o norte a parar nas terrinhas ?
    IAS said...
    Que bela salada. Misturar comboios de alta velocidade, aeroportos, carreiras aéreas regulares, carreiras aéreas low-cost e ainda rodovias num só texto tão curto é no que dá. Se quer mesmo ir mesmo pelo mais barato o melhor será ir à boleia.

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