Hipocrisia
domingo, novembro 20, 2005
Como é que aqueles que se afoitam em acusar o PGR e a PGR de violação sistemática do segredo de justiça, sem qualquer prova que não seja o mero wishfull thinking mais generoso, conciliam depois as exigências de prova mais rigorosas, em casos como o da Casa Pia?!
Como é que acusam sistematicamente quem não se pode defender porque evidentemente ninguém pode provar factos negativos como o apontado, e criticam ao mesmo tempo quem acusa tendo base indiciária muito mais forte do que aquela de que partem para acusar as violações ao segredo de justiça?
Como é que se compreende que as publicações de notícias resgatadas ao segredo de justiça, sejam alvo de censura pela violação do mesmo, e se deixe de fora os jornalistas que as publicam?!
Uma única resposta: hipocrisia!
Publicado por josé 02:06:00
ou sou eu que nao estou a ver bem a coisa? para mim é a mesma coisa que escrever que x falou com y que tinha ido à lavandaria.
A principio falou de mais. depois calou-se.
Não consegue evitar as constantes fugas ao segredo de justiça.
No caso Casa Pia tudo indica que a montanha vá parir um rato, etc., etc.
E, sublinhe-se, as fugas ao segredo de justiça não podem ser atrubuídas aos jornalistas. As fugas são obviamente internas e é por aqui que se deve começar.
Quanto muito, se depois se provar que um jornalista pagou a alguém da Procuradoria para ter acesso a processos em segredo de Justiça, esse jornalista será acusado de corrupção passiva mas nunca de fuga ao segredo de justiça pois ele não é funcionário nem agente da procuradoria ou da judiciária.
Em resumo, Souto Moura deve ser corrido e quanto mais depressa melhor.
Deveria ser óbvio para todos que nem o SOuto MOura é o autor das fugas, nem as vai parar nunca.
Simplesmente porque nunca poderá fazê-lo.
E porque é que não pode?
Porque os processos em causa não estão na PGR. Estão no DCIAP; no DIAP, na PJ; nas outras polícias e noutros departamentos do MP por esse país fora.
SOuto Moura não pode nem deve controlar todos esses departamentos por uma questão muito singela que deveria ser do conhecimento geral: A LEI NÃO PERMITE!
Se SOuto Moura quiser controlar um processo tem de o avocar; chamá-lo a si e tornar-se responsável pelo mesmo pessoal e directamente.
Sendo essa a lei, porque é que se vêem tantos sapateiros a querer tocar a partitura da canção do bandido, num rabecão emprestado?
Porque isso lhes dá a importância própria de quem tem autoridade e voz de saber: "SOuto Moura pra a rua já! Eu é que sei! Esse SOuto é uma nódoa! Não é evidente?!"
Tenho uma vez mais a dizer que para mim SOuto MOura tem defeitos como muitos. Algumas coisas fez que para mim seriam suficientes para sair.
Mas o tempo passou e agora acho que já não são razões válidas.
Mas não é por isto. Não é por ser responsável pelas violações de segredo de justiça.
Souto MOura não tem mão no MP, porque é legalmente suposto que não tenha.
É assim que a lei foi feita e parece-me bem.
Então, pensem um bocadinho que seja:
SOuto Moura sai.
Entra por exemplo Rui Pereira. Por mim, nada tenho contra. Apesar de vozes contrárias não vejo à partida inconvenientes de maior.
Então, o que vai acontecer?
Rui Pereira vai parar instantaneamente as fugas ao segredo?!!
Não vai. E digo mais: vão ser ainda mais graves!
Deixem-me rir!!!!
se sabe ou trata de resolver o problema com as pessoas em causa ou demite-se. Nao entendo o problema.
e aquilo nem é segredo de justiça, é uso indevido de informaçoa escutada. ACho eu. Ou se calhar nao é, sei lá.
Porque é que alguém que tem uma procuração nossa para agir sobre as violações à lei, se vem lamentar, a nós, cada vez que essa violação existe? Para isso revogamos a procuração, certo?
Não está em causa se o homem pôs a boca no trombone ou não. Aliás, é irrelevante. O que está em causa é que deveria agir e não lamentar-se. E quando se lamenta pela n-ésima vez, então é mesmo de revogar a procuração...
Quanto aos jornalistas, quer dizer-me que aqueles cuja profissão é divulgar é que deveriam ser culpados, quando aqueles cuja profissão é proteger essa informação, se lamentam? Não, não é hipocrisia não acusar os jornalistas. Quanto muito é vergonha...