accountability
O Público, o PS e Felgueiras

Prossegue a cruzada blogueira, com cada vez mais adesões, iniciada pelo Paulo Gorjão com vista a exigir ao Público esclarecimentos cabais sobre a cobertura dada por aquele Jornal ao regresso de Fátima Felgueiras do Brasil. aqui disse que, no panorama global, considero o tema menor, porque será apenas reflexo de um mal maior - a degradação sistemática da qualidade objectiva do Público, orgão de referência da imprensa nacional, e é com isso que todos nos devemos preocupar. Dito isto, a questão das relações perigosas entre Fátima Felgueiras e o PS não é de somenos, e seria bom que o Público, e restante imprensa, não a deixasse de todo cair.

A semana passada Almeida Santos, presidente do PS, visitou Felgueiras alegadamente para apoiar o candidato do PS local - José Campos. A interpretação que Inácio Lemos, o Presidente 'rebelde' da concelhia local do PS, que entrou em rota de colisão com Campos e acabou apoiando Fátima Felgueiras, fez, no seu blog, das declarações de Almeida Santos são a todos os títulos preocupantes e carecedoras de esclarecimentos suplementares. Afirma o dirigente socialista, fatista, felgueirense...

Todos sabem qual a minha posição quanto ao meu partido. Se alguns ainda duvidavam das minhas razões, o dia 5 de Outubro será um marco que ficará assinalado na história destas eleições autárquicas. Almeida Santos não foi escolhido ao acaso para vir a Felgueiras apoiar o homem que encabeça uma lista do PS contra a candidata independente. Foi escolhido porque é o presidente do partido, é um político experiente, comedido nas suas palavras e que sabe passar a mensagem.

Pois bem se dúvidas existiam, Almeida Santos dissipou qualquer dúvida sobre as ligações do PS a Fátima Felgueiras. Foi através de palavras elogiosas, sábias, atentas e solidárias que Almeida Santos se referiu a Fátima Felgueiras. Nunca proferiu qualquer palavra de estímulo, de confiança ou de solidariedade ao candidato independente do PS. Mais longe foi Almeida Santos quanto afirmou que Fátima Felgueiras não era candidata do PS “porque não quis… provavelmente…ou porque o PS não quis”.

Almeida Santos ainda deixou ao cuidado dos felgueirenses a decisão final, “Vamos ver o que pensa o povo de Felgueiras, esse é que é o árbitro supremo dessas querelas que neste momento nos dividem”. Almeida Santos deixa assim ao cuidado dos felgueirenses o regresso de Fátima Felgueiras ao PS, e depois de tudo o que disseram e fizeram é inaceitável. Almeida Santos não veio fazer um frete ao PS, veio foi fazer campanha eleitoral a Fátima Felgueiras num almoço convívio do PS.

Como eu dizia, nunca o PS apoiou esta lista, que de forma abusiva ostenta o símbolo socialista, jamais o PS confiou neste candidato.

Grave, muito grave
, mas não totalmente surpreendente. A terminar registe-se a diferença entre estas duas notícias relativas à tal visita de Almeida Santos, esta do Público Online (copy & paste integral da Lusa) e esta, da TSF/Online, cuidadosamente higienizada...

Publicado por Manuel 16:08:00  

2 Comments:

  1. Anónimo said...
    Papagaio nonó....fala da Cimeira das Açores.....si es homemmm.....ja.....!
    Anónimo said...
    Fatima dejó colocada a la hija en la RTP.....

Post a Comment