a ler...

O post de "adkalendas" sobre o desemprego dos professores que não obtiveram colocação. Acrescentaria, para além das razões expostas, que esta situação decorre do laxismo com que se aprovaram, um pouco por todo o lado, cursos superiores de formação de professores, quando já se antevia a regressão da população escolar. Um outro problema: a mim ninguém me diz que os milhares de professores que estão agora no desemprego não são melhores profissionais do que alguns que conseguiram colocação. Falta completar o sistema de concursos com um novo modelo de recrutamento que permita aferir do mérito e qualidade de quem entra na carreira.

David Justino


já tinhamos abordado o tema (formação de professores) aqui e aqui.

Publicado por Manuel 20:27:00  

8 Comments:

  1. Anónimo said...
    Mas este David Justino não andou já também a fingir que governava?
    Anónimo said...
    Lembram-se da bandalheira que foi a colocação dos professores dos ensino básico e secundário em 2004? Uma bandalheira criada no governo de Durão Barroso e continuada pelo governo de Santana Lopes?

    Lembram-se que havia uma empresa contratada para fazer esse serviço, empresa essa que tinha lá uns amigalhaços do ministro?

    Pois bem, este ano, gente modesta e que conhece os dossiers, gente que não anda entretida em negociatas à custa dos nossos impostos, fez esse milagre, de fazer os concursos e colocar os professores sem problemas de maior e antes do prazo previsto! Tudo porque à frente do Governo há gente séria e competente.

    Não precisamos de mudar de regime político, este está de boa saúde e recomenda-se, do que precisamos é de gente honesta e não arrogante, de gente que faz o trabalho de casa porque não anda entretida em negociatas com os amigalhaços dos nossos impostos.

    Para que este trabalho não seja interrompido, agora é só substituir Jorge Sampaio por um presidente que não vá para o poder atrapalhar o serviço só para satisfazer clientelas sanguessugas.

    Esse novo presidente só pode ser Mário Soares, porque este não tem nada a ganhar em ser presidente, primeiro porque já foi, segundo porque já tem ordenado de presidente mesmo sem o ser, terceiro porque vai deixar de fazer muita outra coisa da sua vida privada.
    Não é o tacho que o leva a ser candidato, como todos sabem, é o dever de ajudar o país a sair da embrulhada em que os incompetentes o meteram. Ajudando o Governo, e não tendo em mente desgastá-lo.
    Anónimo said...
    Não ouvi nenhum dos sindicatos, com representantes entrevistados pela rádio e tv, falar, pelo menos como mais um factor a contribuir para o excesso de candidatos a professores, da regressão demográfica.

    diogenes
    Tonibler said...
    Mas ter esses professores de fora é mau porquê?

    O que é mau é que o custo de um professor está claramente desajustado da oferta.

    O estado anda a enganar alguém? Não é verdade que há 10 anos, pelo menos, que a história é a mesma? Quem tem pena dos calceteiros marítimos que não encontram emprego?
    Anónimo said...
    concordo com o tonibler, tirar o curso para fazer o pino não dá direito a emprego.
    Anónimo said...
    "Para que este trabalho não seja interrompido, agora é só substituir Jorge Sampaio por um presidente que não vá para o poder atrapalhar o serviço só para satisfazer clientelas sanguessugas.

    Esse novo presidente só pode ser Mário Soares, porque este não tem nada a ganhar em ser presidente,..."

    Eheheheh

    Pois, pois... este ainda acredita que o maroscas vive do ordenado e da reforma. Oh homem! Faça lá as contas e veja se o que ele tem (pode ser só o que está à vista) e gasta poderia ter vindo do que herdou e ganhou.

    Ai.. ai... ainda há muito empreendimentozinho para fazer no sítio certo a meias com o sócio tino.

    Cure-se homem. Isso que tem, tem cura. Chama-se esclarecimento. Dói muito, mas depois passa.
    Anónimo said...
    Este astroturfer do largo do rato é um bocado cansativo. Será contratado para isto?
    Anónimo said...
    anonimo das 2:07 AM

    Tem ponta por onde se lhe pegue um homem ocupado como Mário Soares e com 81 anos andar nas negociatas? É evidente que MS tem outros rendimentos além do ordenado de presidente, desde o colégio Moderno a outros lugares que ocupou e ocupa em organizações nacionais e internacionais. Só o ordenado que ganhou no parlamento europeu durante vários anos dava-lhe para comprar a casa do Vau.
    Tenha cuidado com a boataria porque foi com isso que Sócrates esmagou a oposição nas eleições. Ou você é daqueles que não aprende nada com as derrotas sucessivas?

Post a Comment