défice democrático

Cansado, o país não tem grande pachorra para a política, nomeadamente para a autárquica, guardando os últimos cartuchos, o último estertor de energia para as presidenciais no horizonte. É pena, até porque (e, no actual modelo, mal) as autarquias vão sendo um esteio incontornável na nossa arquitectura político-administrativa. Como também é pena, o pouco destaque que vai sendo dado aos desenrolar dos debates televisivos, que vão decorrendo, nomeadamente na SIC/N. Não tanto por causa do concelho A ou B, não tanto por causa deste ou daquele artista, mas pelo nível, ou falta dele. Quanto Avelino Ferreira Torres arrasa e humilha os candidatos oficiais do PSD e PS a Amarante, iguais na má criação, indigentes no raciocínio, quando o Major Loureiro se passeia face à manifesta impreparação e amadorismo dos seus adversários na contenda de Gondomar, é altura de questionar quais são os critérios de selecção, o que terá levado uns e outros a escolher estes ou aqueles ? Não é novo, já há quatro anos Fátima Felgueiras arrasou os seus adversários na TV e arrasará de novo se for candidata e for a debate com estes, não se trata de telegenia, de passar na TV, melhor ou pior, trata-se de ter, ou não, nível, educação, preparação, desenvoltura de raciocínio... Habituamo-nos assim a não ter ilusões, a contar com o(s) piore(s), safando-se os mais reguilas, os que (no mather how) apresentam 'resultados'. Um destes dias, o Prof. Marcelo na Universidade de Verão do PSD saiu-se com um raciocínio anormalmente lúcido, comparando PS e PSD a partidos de 'cartel' por oposição a partidos de cidadãos. Matéria sobre a qual convinha reflectir, até porque talvez se chegue à conclusão que será excelente que as tais presidenciais que se avizinham, e para as quais muitos se estão a (res)guardar, sejam tudo menos uma mera contenda partidária, por entrepostas pessoas.

Publicado por Manuel 16:11:00  

5 Comments:

  1. Teófilo M. said...
    Será que o Avelino Ferreira Torres foi educado, convincente, brilhante, conhecedor, sério, documentado, esclarecedor e consequente, ou fgoi apenas igual a si próprio, como o é habitualmente.
    Nino said...
    E a culpa do défice democrático é partilhada pelos cidadãos insatisfeitos com o cartel, mas que não disputam os lugares dos corruptos no interior dos partidos.
    Anónimo said...
    Excelente análise da partidocracia local.
    A questão que coloco é: se os caciques (os que referiu e tantos outros) vencerem as eleições autárquicas, os portugueses mercem-nos por inteiro?

    Rui Carmo
    Anónimo said...
    O Avelino foi igual à imensa maioria daqueles a quem governou e daqueles a quem quer governar.

    É endémico da zona...
    Anónimo said...
    Lucas 16:8

    diogenes

Post a Comment