||| Basicamente.

Na verdade, Guilherme Oliveira Martins é insuspeito. Rigoroso, será rigoroso. Não fará favores ao governo, sendo da área do PS? É pouco provável. Mas há uma questão de princípio que a nomeação de Guilherme Oliveira Martins para o Tribunal de Contas pode ferir: o da independência absoluta do Tribunal. Não basta que Oliveira Martins seja independente da vontade do governo; é necessário que o governo tivesse feito a nomeação pensando nesse critério de independência.

Francisco José Viegas

Publicado por Manuel 21:27:00  

10 Comments:

  1. Anónimo said...
    o Tribunal de Contas não tem que fisaclizar apenas as contas do Estado central, também as das autarquias e empresas públicas. Ora, todo esse universo está enxameado de gente do PSD e PP, para não falar do PCP e BE.

    Portanto, tudo somado, Oliveira Martins vai ter com que se entreter muito mais com contas de gente da oposição em organismos públicos, do que de gente do PS. Até porque do lado dos empreiteiros há muita mais gente do PSD e PP do que do PS.

    Conclusão, convem mesmo que seja um simpatizante do PS ou do BE a fiscalizar as contas dos organismos públicos.
    Anónimo said...
    Já agora, ó anónimo anterior, porque não um presidente do TC do Partido Humanista? Esse sim, seria realmente independente...
    Anónimo said...
    O tribunal de conta tem tantos juízes e pessoas a trabalhar. Oliveira Martins vai despedir aqueles magistrados todos e trabalhar sozinho?
    Anónimo said...
    manuel porque não fala do que interessa ao povo e ao país e anda sempre com fofoquices que não interessam a ninguém?

    O Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, José Mariano Gago, assinou hoje em Seul com o ministro da Informação e Comunicações da Coreia do Sul, Chin Dae-je, um Memorando de Entendimento visando o reforço da cooperação bilateral no domínio das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC).

    Lisboa e Seul reconhecem nas TIC potencial para a promoção das trocas comerciais e capacidade para catalisar o desenvolvimento económico e social dos dois países no século XXI.

    Ambas as partes decidiram encorajar o desenvolvimento da cooperação entre empresas, instituições de investigação e de ensino, bem como entre agências governamentais e outras organizações, refere o texto do Memorando.

    Portugal e a Coreia do Sul identificaram como áreas de cooperação e interesse mútuo as relacionadas com políticas e regulamentação na área da sociedade da informação, banda larga, Internet, comunicações sem fios e recursos humanos no sector das TIC, entre outras.

    A cooperação agora encetada prevê o desenvolvimento de projectos conjuntos e as trocas e visitas de pessoal científico e peritos dos dois países e a realização conjunta de exposições temáticas e conferências.

    O Memorando vigora a partir de hoje e por cinco anos, estabelecendo que o seu termo não afectará as actividades de cooperação em curso.
    Anónimo said...
    Há quem não perceba ou não queira perceber a MECÂNICA destas coisas!
    André Carvalho said...
    Era só mesmo o que faltava... colocarem o Mr.Bean português no Tribunal de Contas. O Circo Socialista continua a dar show...
    Anónimo said...
    Sinceramente, se tivessa carcalhol imigrava já para a Madeira
    Anónimo said...
    GUERRA À FOFOQUICE LIMIANA!

    ISTO QUE SE SEGUE É QUE INTERESSA AO POVO

    Ouvi o discurso de Marques Mendes em Portalegre, numa rentrée política. Uma pobreza de discurso, não há uma ideia AFIRMATIVA concreta sobre nada, apenas críticas gerais e banais ao executivo do PS. Pobre PSD... Merece melhor.

    Ouvi também o discurso de Sócrates na convenção autárquica do partido, em Coimbra. Aparte algumas (raras) tiradas comicieiras sobre as oposições, apresentou ideias concretas, como foi a de transferir para o poder autárquico certas funções sociais centralizadas em Lisboa, nos domínios da saúde, educação e assistência aos idosos. Além de defender um novo urbanismo e de explicar que uma cidade ou vila bem arrumada e limpa atrai mais investimento de qualidade.

    É bom que alguém diga isto, porque há parolos que julgam que gastar dinheiro na arrumação de uma cidade ou vila, ou aldeia, é dinheiro mal gasto. Basta irmos a Espanha para aprendermos.

    O programa POLIS, lançado por Sócrates quando era ministro de Guterres, aí está para mostrar a importância de termos cidades, vilas e aldeias arrumadas e atraentes. Não há bons investidores em choldras terceiro-mundistas.

    Ora aqui estão duas grandes reformas por fazer, descentralizar funções do Estado central que os poderes locais podem fazer mais perto das pessoas e arrumar cidades, vilas e aldeias.

    Um Estado moderno é isto que deve fazer, partilhar poderes, porque se assim fizer, as funções actuais do Estado central podem ser melhor e mais rapidamente executadas. Poupam-se burocracias centrais e intermédias e atingem-se os objectivos com mais eficácia.
    Vamos ter novas grandes reformas, pelos vistos, a juntar às outras que já estão em andamento. Aliás, uma delas, encarnada pelo POLIS de Sócrates, já está em marcha.

    Finalmente Portugal vai ter outra cara e outra largueza de vistas. Não era sem tempo. Só espero que o PSD encontre uma nova solução AFIRMATIVA, para no caso de ser Governo não se entreter apenas com negociatas como os dois anteriores (des)governos.
    Anónimo said...
    Este governo socialista está a ser a maior VERGONHA dos últimos 20 anos, só comparável às VERGONHAS do soarismo.
    Começa a ser tempo de mandar Sócrates para casa.
    É que é já a seguir!
    Anónimo said...
    A VERGONHA

    Como se sabe, as administrações actuais da RTP e RDP foram nomeadas pela anterior coligação PSD/PP. No caso da RDP, no programa Passeio Alegre, a RDP tem mostrado um parcialismo indecororoso, pois só lá passam intervenções de Câmaras municipais onde o PSD é o partido mais votado mas em risco de perder essa maioria. As Câmaras das oposições, com excepção do PS em raros casos, não tem tido voz. Há muitas reclamações e pressões para que o governo mude as administrações da RDP e RTP, mas Sócrates tem resistido a isso, bem como o seu ministro Santos Silva. E fazem muito bem, mostram com isso que em matéria de propaganda e assalto aos órgãos que decidem resultados de eleições o PSD/PP não tem qualquer moralidade para dar lições a ninguém.

Post a Comment