nem é a primeira vez...

Relata o El País de ontem:
El Papa Benedicto XVII y el líder del movimiento ultraconsevador Fraternidad de San Pío X, fundado por el arzobispo rebelde francés Marcel Lefebrve, han expresado hoy su deseo de trabajar juntos para terminar con los 17 años de cisma en la Iglesia Católica y llegar a una "perfecta comunión", durante un histórico encuentro en la residencia de verano del pontífice.
Esta inesperada aproximação entre o novo Papa e o sector mais reaccionário da Igreja, conhecido pela sua oposição fanática ao espírito do Concílio Vaticano II e cujos líderes foram excomungados em 1988, pode ser um elemento crucial na confirmação das tendências conservadoras do novo pontífice, dando razão aos piores receios antes expressos a esse respeito pelos sectores mais liberais e mais ecuménicos do catolicismo.

Vital Moreira

Sem nada de mais importante que comentar Vital Moreira resolveu dissertar sobre uma 'inesperada' atitude de Bento XVI. Infelizmente, e mais uma vez, falou do que não sabe, e era tão fácil saber. Não há qualquer deriva fundamentalista por parte de Bento XVI, qualquer "confirmação das tendências conservadoras do novo pontífice", nem qualquer hipótese de regresso a missas em latim, , isso sim, uma deriva ecuménica, que vem de trás, e que dá grande enfase ao diálogo inter-religioso, nomeadamente entre as diferentes tradições e confissões cristãs. Desta feita foi, só e apenas, a vez de dialogar, mais uma vez, com a 'linha dura' do falecido Monsenhor Lefébre. Aliás, se Vital fizesse trabalhos de casa rapidamente descobriria que quem 'preparou' e teorizou a excomunhão de Lefébre, enquanto Prefeito da Congregação para a Doutrina e a Fé, foi um tal... Cardeal Ratzinger. Voltando à alegada deriva fundamentalista vale a pena ler o que pensam de Ratzinger os tais fundamentalistas... aqui, aqui, aqui, e aqui, por exemplo. Finalmente, e isto o anti-clerical Vital tinha obrigação de saber, a expressão "em perfeita comunhão" (em Cristo, e na Igreja) tem barbas, e não tem, nem de perto nem de longe, o significado reacionário que Vital lhe quis imputar... Enfim, nem é a primeira vez.

Publicado por Manuel 15:19:00  

2 Comments:

  1. Anónimo said...
    Informacion religiosa buena: Jose Manuel Vidal en El Mundo. También la de la Cadena Cope y Semanario Alba.
    Anónimo said...
    "O povo faz a pergunta, e tem razão! Se o nosso principal governante, vendo o que estava a acontecer no país, continuou de férias em África, que pode esperar dele o povo que o elegeu?
    Um país como o nosso não pode ser dirigido por um grupo de rapazes, talvez bem intencionados, mas sem competência nem qualidades! Um grupo de invertebrados".
    (excerto do último EDITORIAL do semanário "Correio de Coimbra", órgão da Diocese de Coimbra)

Post a Comment