Não sei
quinta-feira, julho 21, 2005
Não sou advinho. Não tenho grandes fontes previligiadas. Deu para saber uns minutos antes de dar na SIC Notícias e pouco mais. A demissão de Campos e Cunha, parece claro, resulta das suas posições sobre dois grandes projectos de investimento: Ota e TGV.
O V. António já explicou muita coisa. O Manuel também, e ainda não acabou.
Eu, por mim, acho que pouco posso contribuir. Não era fã de Campos e Cunha. Para mim, a estória das acumulações foi decisiva. Endeusar hoje um homem que ontem mostrou que não tem ética republicana parece-me hipócrita, mas está a ser alegremente feito por essa blogosfera fora - dos jornais já não espero nada.
O que não impede que tenha uma enorme simpatia pela sua posição nessa matéria. Eu também acho que estes investimentos não estão ainda justificados. Pese embora a fortuna gasta em estudos.
Pessoalmente, e acho que já escrevi o suficiente para se perceber isso, a Ota não me convence, especialmente se se fizer o TGV. Aliás, e para mim, um dos argumentos a favor de uma visão maximalista da futura rede de TGV, que em tempos recusei, é exactamente o de permitir evitar gastar os 5 mil milhões de euros, pelo menos, que a Ota vai custar.
Parece, e a demissão do Ministro das Finanças assim o confirma, que a Ota não pode ser posta em causa. Há quem diga que isso tem a ver com um credo keynesiano do Governo. Outros, mais pragmáticos, falam em interesses imobiliários (na Ota e, aspecto pouco referido, na própria área que a Portela agora ocupa, e que será em breve servida pelo Metro). Eu, pessoalmente, não sei.
Sei isto. Podem ter calado Campos e Cunha, ou ele deixou-se calar, mas não nos podem calar a todos.
A Ota não faz sentido. Demonstrem o contrário ...
Publicado por irreflexoes 14:34:00
Eu fui um dos que sufraguei este Governo. Aqui na Loja até sou acusado de ser um fundamentalista defensor do PS por comentadores menos iluminados.
A legitimidade eleitoral não é um cheque em branco. Ou acha que se o Governo se lembrasse de instaurar a pena de morte eu tinha de me calar?
Tal como o irreflexões, tambêm eu sou apoiante do PS e por isso tenho levado muita pancada. Mas isso são outras histórias.
O fundamental é percebermos que o PS ou qualquer outro partido só nos "governa" na medida em que nós nos calamos.
É que o PS ou qualquer outro partido não existe para nos governar, mas sim para governar segundo o nosso interesse.
É utópico ? Talvez !
Mas se não lutarmos por utopias, o que nos resta ?
E olhe que temos muito mais força do que a Clara Figueiredo pensa.
Acredite !
- o tgv melhora a mobilidade interna e as ligações internacionais. E a ota?
A que custo por quilómetro?
TGV é muito mais caro que a OTA e servirá muito menos pessoas.
Note-se que não concordo também com a OTA.
lucklucky
1 - A Portela até pode funcionar de noite, de forma limitada. Os aviões modernso fazem menos barulho. Cresci num prédio por baixo da rota final de aproximação à pista principal, entre entrecampos e a av. brasil e nunca me fez confusão;
2) Bruxelas ainda não manda em tudo e não pode desclassificar a Portela.
3) A portela, se rejeita voos é por falta de capacidade para escoar passageiros e bagagens e não por limitações estruturais da pista. Tire-se da portela figo maduro, os jactinhos particulares (para tires), as mercadorias (para beja?), etc. e há espaço para escoar mais passageiros. Com a entrada do tgv o número de voos acaba por cair;
4) A maior parte dos voos intercontinentais podem sair de outros aeroportos (again, beja), com vantagens para todos.
O custo é de cerca de 9 milhões de euros por quilómetro. Só não fazer a Ota (mais a A10 e o resto das infra-estrutras de apoio) paga Lisboa-Porto e Lisboa-Elvas (e nem estou a ter em conta que o TGV tem maior comparticipação).
5 mil milhões de euros da OTA vs 5400 mil milhões de euros para aquelas duas ligações de que falei.
http://www.rave.pt/estudos/
estudos_realiza2.htm
(...) nas Opções A e C, para tráfego misto, seria da ordem dos 418 milhões de contos, em infra-estruturas, e de 457 milhões de contos, com a inclusão dos investimentos em meios de exploração;(...)
875 milhões de contos = 4,4 mil milhões de Euros para a Linha Lisboa-Porto isto em 1990.
Mais estudos aqui:
http://www.rave.pt/estudos/
estudos_realiza.htm
Resalva: não me dediquei muito tempo a esta questão. Mas na minha opinião é sistema inflexivel numa altura em que o avanço da tecnologia aconselharia a haver o minimo de obras permanentes. O TGV é suposto estar pago quando, mesmo assumindo as perspectivas optimistas?
lucklucky
os valores que está a citar são de 1990, altura em que este tipo de tecnologia estava por massificar.
Actualmente, best guess, são 9 milhões de euros por quilometro, logo 600 km, mais ou menos, dão os tais 5,4 mil milhões de euros.