O português médio concorda

O blasfemo Rui A. enumerou factores que "induzem ao aumento da sinistralidade rodoviária":

  • Estradas mal sinalizadas;
  • Estradas mal construídas e pior conservadas;
  • Excesso de carros adquiridos em 2ª, 3ª e 4ª mão;
  • Peso excessivo do IA nos veículos novos;
  • Cartas de condução obtidas por quem não sabe conduzir;
  • Inexistência de estacionamento nas grandes cidades;
  • Péssimas condições de acesso às grandes cidades;
  • Legisladores maximalistas em países terceiro-mundistas."

Por mero acaso, não se lembrou do excesso de velocidade.
.

Publicado por Nino 19:53:00  

12 Comments:

  1. Manuel said...
    pois. resta saber se a sinistralidade derivada do excesso de velocidade é um problema avulso ou se não antes uma consequência directa do absoluto facilitismo com que são atribuidas cartas de condução...
    Anónimo said...
    Oh Venerável Irmão Manuel:
    Que tontice você disse (dice... ah! ah!).

    Quer apostar que nos EUA ('fifty-five saves lives', lembra-se?) as cartas de condução são atribuídas mais facilmente que em Portugal? Sem as tais consequências DIRECTAS que você postula?

    Se quiser apostar, quanto?
    Luís Bonifácio said...
    Nos EUA, as aulas de condução são parte integrante da educação secundária.
    A principal causa de sisnistralidade é a irresponsabilidade dos automobilistas. Responsável por pelo menos 75% dos acidentes
    Anónimo said...
    'Nos EUA, as aulas de condução são parte integrante da educação secundária.'

    Falso... sorry...
    Anónimo said...
    ...e a ausência de massa cinzenta na intervenção policial nâo conta ?
    Não foi a repressão pura e dura que civilizou os nuestros hermanos, por exemplo?
    X
    Joao said...
    Nos EUA, de onde voltou hoje um colega de trabalho, e ao ter alugado carro, verificou que poucos são os que seguem as 35 milhas/h. O argumento de velocidade excessiva pode ser sempre usado, 5 km/h podem ser excesso. Responsabilidade na má sinalização, má fiscalização, má formação é que é pedida. 50 na cidades? Muito bem! 120 numa auto-estrada? Conduz ao sono.
    Anónimo said...
    O excesso de velocidade é um factor de risco inegável. Todavia reduzir as causas dos acidentes e a sua gravidade ao excesso de velocidade é profundamente demagógico.
    Algumas sugestões (sem a ambição de ser exaustivo):
    - A falta de preparação dos condutores é um facto inegável. Todos sabemos que durante a instrução (e o exame) raramente se ultrapassa 50 Km/h. Não há qualquer preparação (digna desse nome) para as manobras de ultrapassagem, curvas difíceis, piso escorregadio. Igualmente pouco se faz para desenvolver no condutor automatismos apropriados para situações imprevistas.
    - Sendo os automóveis cada vez mais sofisticados e as condições de circulação cada vez mais complexas não se percebe porque é que a carta de condução é outorgada para toda a vida (a renovação é uma simples etapa administrativa). A reciclagem e actualização periódica dos condutores deveria ser obrigatória.

    Carlos

    PS - não consigo acertar com a password do blogger
    Anónimo said...
    Mas ó Carlos, explique lá então porque é que nos EUA, em que a preparação dos condutores é nula (não há aulas de condução obrigatórias; o exame é feito na cidade e a 30 km/h; etc etc etc) e a carta de condução é renovada pelo correio (para os condutores que não tenham cadastro) e nem precisa de atestado médico, morre tão menos gente na estrada do que em Portugal...

    (Se você disser que é porque lá se anda mais de avião fico sem resposta... é um caso em que o argumento da velocidade não se aplica)
    Joao said...
    Já por lá guiei algumas vezes, e numa AE a faixa de aceleração tem uns bons 500, apenas um exemplo. Aqui em Lisboa, há na 2ª circular entradas directas para ela, com 10 metros quanto muito. Alguém é responsável, mas dilui-se a responsabilidade.
    Anónimo said...
    Caro João:
    Essa sua comparação entre uma Auto-Estrada e a 2 circular explica o seu problema.

    E também resolve o meu: vou largar esta conversa... vou dormir...
    Joao said...
    Caro anonimo. Sim, como concerteza entende foi apenas um exemplo. mas se de AE's falamos, talvez recordar como acaba a A5, e então quem sai para a Malveira...Ah! E falando de A5, com está em obras e mal sinalizadas! E... hmmm a 2ª circular é uma "via rápida" 80 é permitido por lá. Exemplos destes não faltam. É claro que se circularmos a 20 (ou 30) nada acontecerá.
    Marco Oliveira said...
    Ó Nino,
    Falta ali o excesso de velocidade por distracção... que por sua vez também é causa de sinistralidade!
    :-)

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