Insignes investigadores portugueses
segunda-feira, maio 02, 2005
Os blasfemos não foram os pioneiros a elencar as causas da sinistralidade rodoviária em Portugal.
Aliás, tenho a certeza de que, se fosse realmente possível obrigar todos os condutores a não ultrapassar os 120 regulamentares da auto-estrada, o número de acidentes aumentaria, porque a circulação se tornaria mais compacta e entrariam em jogo os dois principais factores de risco numa auto-estrada: a distracção e o sono.
Miguel Sousa Tavares, na edição do Público de 12/12/2003
.
Publicado por Nino 20:01:00
3 Comments:
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Se fosse obrigatório ouvi-lo durante a condução em Auto-Estrada resolvia-se o problema da sonolência que (dizem todos os estudos...) afecta quem conduz abaixo dos 120.
Já estou a imaginar um sinal de obrigação (redondo, fundo azul) para que ninguém deixe de o ouvir...
Os distribuidores de automoveis ofereceriam como extra umas cassetes ligadas ao 'cruise control'...
O resto são tretas. O problema principal não é a velocidade em si, mas sim a pequena distância que os condutores normalmente deixam do carro da frente.
Só que as vias de comunicação não melhoraram, e nalguns casos até estão piores, revês (inclinação das curvas) no sentido oposto, sinalética mal colocada ou escondida com a vegetação, olhem e etc.