Que bem que se está sem Governo

O título deste post foi descaradamente roubado de um outdoor de campanha onde (agora, depois de "completado" por mão anónima) se pode ler a frase em causa.

E é bem verdade.

O Governo que está de saída, para além da nobre tarefa de despachar currículos por fax, e-mail e mensageiro para tudo quanto é organismo da Administração Pública e empresa do Estado para tentar colocar uns quantos paladinos da iniciativa privada que, pelo que se vê, se habituaram bem depressa ao remanso da função pública, e não querem ter de voltar ao mercado de trabalho, o que até se compreende, para mais com a taxa de desemprego como a deixaram, não faz nada.

Do novo Governo, da sua orgânica e composição não se sabe, com segurança absoluta, quase nada. Este facto, que se sucede à formação do Governo de Santana Lopes (e antes dele dos de Durão Barroso e de António Guterres), quase integralmente feita em on causa perplexidade.

É certo que se tem discutido muito por aí (e aqui) a sucessão no PSD, as Presidenciais, os cavaquistas e os mendistas mais os barrosistas e os santanistas.

Até as autárquicas já vão merecendo alguma atenção, mesmo do lado do PS (e sim, Ferro Rodrigues é um nome que só não é para queimar porque já está queimado ... ad aeternum).

Mas do novo Governo nada se sabe. A tomada de posse é já de Sábado a 8 dias e ninguém sabe bem como reagir a este vazio informativo. É a ressaca dos comentadores e dos críticos. Aqueles têm tendido a elogiar a contenção e o rigor. Estes últimos nem dizem nada.

Nós, por cá, não temos pressa. E até se aceita a posição de príncipio.

Desde que não seja o início do autismo da maioria absoluta, já, nem é grave. Mas se calhar é e convém recordar que nos tempos de Cavaco este tipo de autismo surgiu só após quase 10 anos de Governação, já no fim do Governo. E teve os resultados que teve.

Moderação, é o que se pede. Contenção firme mas transparência democrática é uma receita que tem de ser afinada pelos lados do Rato.

Publicado por irreflexoes 10:28:00  

0 Comments:

Post a Comment