inclusão vs exclusão...
quinta-feira, março 03, 2005
O cardeal patriarca de Lisboa, D. José Policarpo, criticou hoje o anúncio do padre Nuno Serras Pereira, publicado ontem em vários jornais, considerando que o texto é "exagerado" e não reflecte a posição oficial da Igreja. No anúncio publicado ontem, o padre Nuno Serras Pereira invoca o direito canónico para fundamentar a sua recusa em dar a comunhão aos católicos que usam meios contraceptivos, recorrem à procriação medicamente assistida ou aceitam a actual lei em vigor sobre o aborto, ou seja, todos aqueles "que manifestamente têm perseverado em advogar, contribuir para, ou promover a morte de seres humanos inocentes".
Em declarações à Rádio Renascença, durante uma visita à Casa de Saúde do Telhal, o cardeal patriarca afirmou que não é essa a posição oficial, nem a atitude pastoral da Igreja. "É uma atitude pessoal. Penso que se insere na personalidade própria do padre Nuno. Enfim, é um apaixonado por essa causa. E como todos os apaixonados cometem exageros. O texto que li é exagerado porque uma atitude pastoral da Igreja não se pode definir assim. Uma coisa é a condenação moral de certos comportamentos graves, outra coisa é o tratamento pastoral dessas pessoas", esclareceu D. José Policarpo. "Espero que todos percebam que aquela posição não é a posição oficial da Igreja", acrescentou.
Para o cardeal, as posições do padre não têm consequências, "porque o padre Nuno não tem nenhuma responsabilidade pastoral", e são apenas "mais um anúncio da sua perspectiva pessoal, que mostra uma preocupação, quase obsessiva, por uma temática".
via Público Online
Antes que algumas luminárias mais papistas que o Papa acusem desde já o Cardeal Patriarca de ser um perigoso infiltrado esquerdisto-progressista recomenda-se a leitura desta missiva do, insuspeito, Cardeal Karl Joseph Ratzinger, prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé, aos bispos americanos, por ocasião das últimas presidenciais americanas, e do catolicismo de Kerry. O contexto é diferente mas o raciocínio é o mesmo.
Publicado por Manuel 15:36:00