Habituem-se...
segunda-feira, março 28, 2005
O Governo vai criar uma base de dados genética de identificação civil que abrangerá toda a população portuguesa e que será utilizada na investigação criminal. Ou seja, actualmente cada cidadão tem a sua impressão digital num arquivo central, a partir daqui também o perfil genético será incluído numa base de dados, para ser comparado com amostras biológicas recolhidas nas cenas de crime.
Esta proposta - um modelo que não é usado em nenhum país europeu- está a gerar forte discussão nos meios científicos, académicos e judiciais sobre os critérios de inclusão de pessoas numa base deste tipo. Há quem defenda que nesta seja apenas incluída informação sobre condenados, há quem receie a ausência de confidencialidade e o acesso ilegítimo dos dados.
Do gabinete do ministro da Justiça garantiram ao DN que este é um "objectivo a cumprir nesta legislatura" e é mesmo "uma das primeiras prioridades" da acção governativa, estando já Alberto Costa a trabalhar no assunto.in DN
Havemos de voltar ao assunto.
.
Publicado por Manuel 13:27:00
3 Comments:
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Aliás basta ir a um dos últimos posts que ele depositou em Agosto de 2004 no Ciberscópio, invectivando os americanos por quererem fichar quem entra nos EUA.
Enfim... o situacionismo continua
Diogenes
Ou nem por isso, e 'isto' é bom porque vem da 'esquerda'?
Orwell não se lembrou disto...
Agora os riscos do BIG BROTHER nos vigiar mais afincadamente sempre existirão...