Devido ao rigoroso Inverno, e na sequência da precipitação ocorrida em Outubro de 2004, e face aos padrões normais de chuva que ocorrem em Novembro, Dezembro e Janeiro, alguém ordenou, que as barragens portuguesas efectuassem na primeira semana de Novembro, fortes descargas da água armazenada.

Ora, como em Novembro, Dezembro e Janeiro, não choveu, as barragens rapidamente entraram em quotas mínimas. A verdade é que na primeira semana de Novembro, nenhuma barragem portuguesa se encontrava acima da quota máxima, sendo por isso um péssimo acto de gestão, as descargas efectuadas. A menos que por questões "eléctricas" tal se tenha verificado.

A única barragem que decidiu não seguir as instruções - barragem de Montargil - ostenta hoje um nível da sua capacidade acima dos 50%.

Portugal, receberá certamente um prémio por esta boa prática de gestão de recursos hídricos.
.

Publicado por António Duarte 12:25:00  

1 Comment:

  1. Anónimo said...
    http://www.ren.pt/sections/exploracao/edri/th/default.asp

    a taxa de utilização das albufeiras na 1ª semana de Novembro não foi superior à da 4ª de Outubro nem às seguintes de Novembro....

    talvez a utilização do mês de novembro e inicio de Dezembro tenha sido algo superior ao que deveria ter sido, mas na altura ainda não se falava de seca...

Post a Comment