"Os Desertores"

Outro postal de Olho Crítico...


É uma história triste e exibe como os pobres são vistos, como os seus direitos são garantidos e conta-se em poucas palavras.

Não é que, "os desertores" de há dez, quinze anos têm mandados de captura e são ora detidos para serem apresentados ao Ministério Público que logo os liberta?!

Parece que havia um código dito de "Justiça Militar" que, dizem-me, foi revogado em Setembro de 2004 e substituído por outro que transportou os crimes também ditos militares para a guarnição dos tribunais comuns.

Pois é, mas também transportou para estes tribunais as ordens de detenção militares que se passeiam por esse país fora. De vez em quando, as autoridades policiais, que têm lá bem guardados os mandados, zás, deitam a mão a um "desertor". Desertor de quê?

Também me dizem que tal crime já não existe, ao menos nos moldes do código anterior. Então, se não existe crime como se prender para libertar, sem qualquer medida coactiva? E vão buscá-los, aos "desertores" de trinta e tal anos, à província, pudera! A Bragança,Vinhais, etc...

Sempre lembro, nestas coisas de José Cardoso Pires "...Portugal não existe... Eu sei porque já lá vivi..."

Olho Crítico

Publicado por josé 13:06:00  

2 Comments:

  1. Anónimo said...
    25 de Abril Sempre!
    Anónimo said...
    Sensibilidade e bom senso. O autor é um verdadeiro Humanista.

Post a Comment