Alta Voltagem... Baixa Preocupação
sexta-feira, outubro 01, 2004
A notícia foi publicada mas a sua principal conclusão passou despercebida a todos. A comissão europeia está à beira de chumbar o processo de integração da Gás e da Electricidade na empresa EDP Gás. Ao que parece os serviços da CE já aconselharam o comissário italiano, Mário Monti, a lançar um ultimato às empresas sob a forma de um ‘comunicado de objecções’ o qual, regra geral, indicia um chumbo ao processo.
Bom, e o que é isto tem de bombástico ?
Apenas, isto, sem a fusão aprovada não há reorganização de accionistas na Galp Energia para ninguém, apenas e só por isto :
A italiana ENI, aproveitou o erro do Engº Guterres, que vá se lá saber porque, e fez o negócio da China. Comprou os 22,34% á Petrocontrol e os 11,00% á Parpública. Pagou por eles 917 Milhões de euros.
A ENI recebeu 650 milhões pela saída. Mais 17 Milhões de dividendos. Mais 49% da futura EDP Gás avaliada em 800 milhões de Euros. Ou seja 1017 Milhões de Euros, realizando uma mais-valia de 100 Milhões de Euros, coisa pouca em menos de 2 anos.
Leram bem... EDP Gás ... a tal empresa que resulta da fusão do Gás na Electricidade, a tal empresa que se a Comissão Europeia vetar poderá resultar apenas nisto :
- Ou o Estado Português paga os 800 milhões de euros acrescidos de algo mais, para compensar os 49% do capital da EDP Gás que a ENI iria deter.
- Ou a ENI Spa impugna o concurso por incumprimento de uma cláusula, e isto meus caros, um reles detalhe, só implica que a Petrocer fica fora da Galp Energia.
Sim porque está implicto no acordo que sem EDP Gás a ENI SPA, não vende à Parpública os 33,44 % do capital da Galp Energia...
Meus caros, se isto não é Alta Voltagem...
Publicado por António Duarte 19:17:00
Distraiu-se, com lapsos de alta voltagem.