White House'04
Bush vs Kerry (XIII)

E depois do debate?

Kerry ganhou o primeiro debate, mas é ainda cedo para se determinarem as verdadeiras consequências desse triunfo. O avanço de Bush nas sondagens forçava o candidato democrata a apostar quase tudo no duelo de Coral Gables.

O senador pelo Massachussets respondeu bem: foi mais claro que o seu opositor e assumiu as rédeas do confronto. Tinha a necessidade de provar aos americanos que, com ele, não têm a temer novos ataques terroristas. Kerry subiu o tom das críticas à política externa de Bush e prometeu que retomará o multilateralismo, em contraponto com o isolacionismo de Bush, pós-11 de Setembro.

O tema favorecia, aparentemente, o texano — é a luta contra o terrorismo e o medo de novos ataques que estão a manter o Presidente à frente nas sondagens. Mas Kerry soube enconstar Bush às cordas, acusou-o de ter mentido aos americanos e de não saber como irá resolver o problema do Iraque, e, de acordo com os números publicados hoje, esta estratégia resultou.

Bush apareceu, por vezes, impaciente e até um pouco irritado. O melhor poder oratório de Kerry veio ao de cima e, tudo somado, a eleição parece ter ficado relançada. Os analistas referiam, antes do debate, que uma vitória clara de Bush praticamente selaria a eleição ontem à noite. Mas o cenário que ocorreu permite uma ainda maior aproximação entre os dois: Kerry terá, nos próximos dias, que saber vender a ideia de que o seu campo está a a recuperar e ganhou um novo fôlego.

O democrata soube confirmar a ideia de que, em debates, é mais forte do que Bush. Para mais, o de ontem não foi propriamente um debate: os candidatos não podiam dirigir-se um ao outro directamente, nem fazer perguntas (havia dois minutos para cada resposta, com 90 segundos de contra-resposta do adversário).

A fórmula dos outros dois pode favorecer ainda mais John Kerry. Recorde-se que a 8 de Outubro haverá um debate na Universidade de Saint Louis, Missouri, e o último a 13 de Outubro, na Universidade de Tempe, Arizona. Pelo meio, a 5 de Outubro, em Cleveland, Ohio, John Edwards e Dick Cheney farão o duelo dos vice-presidentes.

Numa actualização dos números que a Grande Loja libertou esta tarde, aqui fica uma nova pesquisa do American Research Group sobre quem terá ganho o debate de Miami: Kerry 56 por cento; Bush 41; Empate 3.

Entre os eleitores republicanos: Bush 88; Kerry 6; Empate 6
Entre os eleitores democratas: Kerry 98; Bush 2
Entre os eleitores independentes: Kerry 56; Bush 40; Empate 4

Nos media norte-americanos, a ideia de que Kerry venceu o debate foi praticamente unânime: «Kerry marca pontos e continua a perseguição», titula «The Nation»; «Um vencedor na substância, o outro no estilo», observa o «New York Post»; «Não foi vitória por KO, mas há boas notícias para Kerry», sentencia o «Chicago Sun Times».

Durante o decisivo mês de Outubro, a Grande Loja conta-lhe tudo sobre a Grande Eleição de 2 de Novembro. E a coisa está mesmo a aquecer...

Publicado por André 22:38:00  

0 Comments:

Post a Comment