Pobreza: Água e Desenvolvimento Económico

No seguimento da exposição que a GLQL tem vindo a efectuar, eis chegado o momento de contrabalançar os recursos com o crescimento económico e numa perspectiva mais abragente com o desenvolvimento económico.

Para um correcto enquadramento, é assim importante visualizar o que noutros dois posts se encontra escrito aqui e aqui .

A pergunta naturalmente impõe-se, serão os recursos factor condicionante e relevantes da pobreza ? Será a abundância de recursos sinónimo de crescimento e desenvolvimento económico ?


  • Água - Fonte de Vida

    Se existe recurso importante, e que inclusivé já motivou guerras bem recentes, recordando-me por exemplo do conflito entre a Etiópia e a Eritreia, é a água.

    Desde sempre que a existência de água condicionou a sedentarização das populações. Elemento essencial à humanidade a água é fonte de vida.

    Infelizmente muitas zonas do globo sofrem de secas permanentes ou de cheias abundantes. Chove muito pouco ou então em demasia, em locais e tempo errados, tudo consequência das alterações climáticas que temos vindo a assistir. Os invernos são mais rigorosos e os Verões mais quentes. Os tempos de seca tem na Àfrica Sub-Sahariana vindo a intensificar-se.

    A áfrica subsahariana é uma dessas regiões e aquela cuja situação atinge contornos mais dramáticos. A escassez de água põe em perigo a segurança alimentar bem como o crescimento de todos os sectores económicos.

    Apesar das advertências de vários organismos internacionais os recursos hídricos não têm merecido a atenção desejada. A grande maioria das bacias hidráulicas africanas são partilhadas por vários países cujas relações são por vezes conflituosas, impedindo assim uma gestão conjunta e equilibrada, ao invés cada um gasta o que pode sem controlo nem respeito pelos ecossistemas naturais que cada vez mais se vão degradando.

    Muitas são as áreas desertificadas já completamente irrecuperáveis. Nas regiões rurais mais pobres, a água existente não é já suficiente mesmo para praticar uma agricultura de subsistência, e são estas as populações que mais carecem de água potável e saneamento básico.

    No entanto quer os governos locais, quer a comunidade internacional têm feito algum esforço neste sentido, nos quadros seguintes temos a da percentagem da população com acesso a água potável e os m3 de água per capita.

    Através da análise deste último indicador ficamos com a percepção que em alguns países o problema passa pela má gestão e falta de infraestruturais e não pela falta do recurso em si.


    Fonte : PNUD (c) Grande Loja do Queijo Limiano

    Se pensarmos no conforto que os países do ocidente têm para oferecer aos seus habitante à beira do século XXI, estes valores, apesar das melhorias significativas em muitos países, continuam a parecer irreais: em Moçambique somente 32% da população tem acesso a água potável e em Angola 16% a saneamento básico.

    Esta falta de qualidade de vida reflecte-se obviamente no crescimento da população.
    A mortalidade infantil e doenças como a cólera e a malária que continuam a matar milhões por ano, chocam o mundo desenvolvido.

    No quadro 2 vemos que normalmente a países com percentagem de população com acesso a saneamento básico mais elevadas corresponde um índice de mortalidade infantil mais baixo.

Fonte : PNUD (c) Grande Loja do Queijo Limiano

A crescente urbanização implicou também problemas ao nível da gestão dos recursos hidrícos. Muitas das cidades africanas são autênticos guetos, sem infra-estruturas ou instituições que assegurem a sua correcta utilização, o seu uso desregulado provoca graves problemas ambientais, não existem redes de esgotos, os rios estão cada vez mais poluídos, criando um ciclo vicioso do qual é difícil sair.

Para esta questão, a cada dia que passa urge encontrar resposta, o empenhamento individual de cada país não basta, a solução tem que ser partilhada, principalmente a nível regional, bem como pela comunidade internacional.

Convém reter que a água é um bem escasso e um problema de todos, ricos e pobres, o seu uso tem que ser feito de forma sustentada pois sem ela o futuro não tem vida.


A seguir... Pobreza: Terra e Desenvolvimento Económico

Publicado por António Duarte 14:30:00  

0 Comments:

Post a Comment