"É o pau, é a pedra..."

Até ao momento, o dispositivo de segurança preparado para os eventos do Euro 2004 merece destaque pela positiva (descontado o folclórico raid da PJ Porto já aqui abundantemente referido...) e não há incidentes de maior a registar.

Quem se deslocou à Luz para assistir ao temido França – Inglaterra, por exemplo, pôde observar uma invulgar eficácia e articulação operacional entre as diversas forças de segurança
, que em muito terá contribuido para a normalidade vivida no estádio e seus acessos, mesmo depois da inesperada derrota da selecção inglesa nos últimos minutos do jogo.

Mas as incipiências lusas em matéria de risk assessment, planeamento e feitura do trabalho de casa, não deixaram de saltar à vista. Como referiu o “Público” de ontem...


...calhou em sorte a malta querer ver mesmo o jogo. Porque não faltavam "armas" para começar uma "guerrilha": desde ferros, paus, bocados de madeira à mão de semear e calhaus, muitos calhaus, tudo podia servir de tentação ao mais pacato "hooligan"


Na verdade, não se compreende como é possível que os terrenos na envolvente do Estádio da Luz, atravessados pelos adeptos à entrada e à saída, estejam literalmente pejados de “munições” de alto calibre, prontas a ser usadas por quem queira começar uma batalha campal. Limpar este “entulho” daria imenso trabalho e despesa. Não é obra que se inaugure ou à qual se promovam visitas guiadas, logo não está nas prioridades da mediática autarquia da capital. Se coisa der para o torto, será mais fácil e mais barato arranjar um qualquer bode expiatório.

Entretanto, aos espectadores continuam a ser zelosamente confiscadas as tampas das garrafas de água de plástico. Arremesso de projecteis, só no final do jogo...

Publicado por Gomez 13:58:00  

2 Comments:

  1. Kamikaze (L.P.) said...
    De pequeno comentário em médio comentário, eis finalmente regressado - naturalmente em grande estilo - o saudoso Gomez. Viva!
    Gomez said...
    Viva, amiga Kamikase! A vida não tem estado para blogs... mas tenho lido com proveito as V/ incursões :-)

Post a Comment