A caminho de 4 de Novembro (XXXVII): Biden ganhou o debate

Joe Biden ganhou o debate dos «vices», realizado esta madrugada, em Saint Louis, Missouri, moderado pela jornalista Gwen Iffil, da PBS.

Numa sondagem realizada, minutos após o final, pela Opinion Research Corporation, na CNN, 51% dos espectadores consultados deram o triunfo ao senador pelo Delaware, número dois do ticket de Barack Obama; 39% consideraram que foi Sarah Palin a vencer.

No entanto, 84% consideraram que a governadora do Alasca, «vice» do ticket de John McCain, esteve melhor do que o esperado, sendo que Biden se comportou melhor do que o esperado para 64%.

Ao contrário de certas previsões um pouco precipitadas, a governadora do Alasca não se espalhou ao comprido: preparou-se bem, não cometeu gaffes disparatadas (disse mal o nome de um general americano, mas a coisa passou quase despercebida e Biden preferiu manter a elegância e não a corrigiu).

Palin fez o papel da hockey mum do Alasca e falou para o americano comum, insistindo que não é «de Washington», vem de «Main Street, não de Wall Street». Teve um discurso terra-a-terra, carregou, propositadamente em expressões tipo «You bet...» Mas exagerou na tecla de que «McCain é um maverick» (repetiu essa frase mais de uma dezena de vezes), pensando que essa explicação conseguiria encobrir a sua falta de preparação.

Na comparação por conteúdos, Biden bateu aos pontos a inexperiente governadora do Alasca. Joe provou estar muito mais dentro dos dossiers, foi concreto nas propostas e proferiu respostas mais esclarecedoras, que geraram reacções mais favoráveis ao painel de eleitores indecisos do Ohio, cujas impressões eram vistas, em tempo real, na emissão televisiva.

Biden mostrou-se sempre sintonizado com a mensagem de Obama e soube transmitia-la. Palin tentou mostrar que estava sintonizada com a de McCain – mas nem sempre sabia responder às perguntas porque, simplesmente, não estava dentro dos assuntos, sendo forçada a dar a volta, em círculos, aos temas questionados.

Tudo somado, o debate de ontem não deverá ser influente na decisão final dos eleitores. Mas provou que Obama tem um número 2 muito mais preparado do que a «vice» de McCain. Nada que não se soubesse já, claro...

Se quiser assistir ao debate desta madrugada, clique no link YouTube em baixo:

Publicado por André 17:00:00  

0 Comments:

Post a Comment