A caminho de 4 de Novembro (LI): ligeira recuperação de McCain, mas... virá a tempo?

A apenas 16 dias da eleição, Barack Obama mantém vantagem em todas as sondagens nacionais, embora seja verdade que a diferença não é tão grande como há 3 ou 4 dias, altura em que o fosso parecia começar a ser demasiado profundo.

Ainda é cedo para perceber se este ligeira recuperação de McCain se deve à sua prestação no último debate (talvez a principal razão não seja essa), até porque Obama, em todos os estudos, venceu esse debate.

Certo, certo é que a margem, que era entre 6 e 14 pontos, reduziu-se agora para um intervalo entre 2 e 8 pontos.

Teoricamente, seria uma diferença recuperável, tão oscilante é a balança das sondagens diárias, nas duas últimas semanas, que estão aí a chegar.

O problema, para as contas de John McCain, é que no Colégio Eleitoral (o que verdadeiramente decidirá) Barack Obama mantém um avanço enorme, em todos os estudos -- algures entre os 268 e os 313 Grandes Eleitores, sem contar os indecisos.

Obama continua à frente na Florida, no Ohio, na Virgínia, no Michigan e até na Carolina do Norte no Colorado. Se ganhar dois (só dois) destes seis estados, ganha a eleição (mesmo que perca os outros quatro). Até lhe basta que vença só o Ohio ou só a Florida. E ainda é provável que lhe baste vencer em Virgínia, desde que não perca nenhum dos estados ganhos por Kerry há quatro anos.

Ora, neste momento, não se perpectiva que Obama... perca qualquer um destes seis estados. Logo, seria preciso uma enorme viragem para que McCain pudesse vencer.

Independentemente desta (indesmentível) aproximação no voto popular...

Publicado por André 01:36:00  

0 Comments:

Post a Comment