G de Galpada

Anda por aí uma série de gente aos pulos por causa dos aumentos dos combustiveis. Atiram ao lado; Mais ou menos, estes estão a subir em todo o lado. O que convinha ser investigado e devidamente esclarecido é por que é que no rectângulo estes aumentos são assimétricos, isto é são sempre maiores no gasóleo que na gasolina. Como se sabe ambos são feitos da mesma matéria prima e o que 'parece' é que há quem esteja a aproveitar-se do aumento (real) do custo do petróleo para mais ou menos descaradamente aproximar o preço do gasóleo (cerca de 50% do consumo do mercado) do da gasolina, para assim maximizar receitas. Isso sim é a verdadeira golpada.

Publicado por Manuel 15:16:00  

5 Comments:

  1. Pedro Q. said...
    Aqui na Irlanda, no ano passado o gasoleo tambem era mais barato que a gasolina. Agora e' mais caro.
    MM said...
    Quem devia de gerir a questão dos preços era o Governo como foi até à pouco tempo, acabava-se esta chulice pois tinham a responsabilidade politica nos preços.
    OSCAR ALHINHOS said...
    O petróleo está mais caro? É verdade.
    Mas o dólar não decaiu abruptamente em relação ao dólar?
    E os 130 dólares que custa hoje em dia o barril de petróleo não equivalerão a cerca de € 85,00???

    Então, para onde vai o produto resultante do ESCANDALOSO aumento dos combustíveis????

    Obviamente para as petrolíferas, superiormente geridas pelos Fernando Gomes e Cª e, claro está, para os Cofres do Estado, sendo certo que não se destinarão a termos melhor saúde, melhor ensino, melhor justiça, melhor segurança, etc...

    Confesso que, para mim, o litro dos combustíveis deveria chegar aos € 5,00. Talvez assim houvesse uma rebelião popular e corresse com esta corja de incompetentes que faz dos outros parvos.
    Rikhard said...
    de real o preço do crude só tem o que nos roubam ao bolso, pois não passa de pura especulação bolsista.

    Em dois excelentes artigos no site Global Research do professor de Economia da Universidade de Ottawwa, Mitchel Chossudovsky, um escrito por ele próprio, Global Famine e outro escrito por F. William Engdahl, ‘Perhaps 60% of today’s oil price is pure speculation, ficamos a perceber que os preços galopantes de bens essenciais como o trigo, arroz e milho e do crude (petróleo), se devem única e exclusivamente a ESPECULAÇÃO BOLSISTA, levada a cabo essencialmente nas duas maiores e principais bolsas mundiais, a Londrina e a de Nova Iorque.

    Em ambos os casos, a negociata passa principalmente pela venda de futuros, "put options e call options" sem qualquer controlo por quem de direito, até porque quem autorizou semelhante trafulhice seria quem deveria controlar o mercado.

    Relativamente ao crude e gás, quem controla os preços, sem qualquer intervenção por parte dos produtores, OPEC, são principalmente as 4 maiores empresas petrolíferas Anglo-Americanas e duas grandes casas de corretagem, a Goldman Sachs e a Morgan Stanley.

    Todas estas informações/afirmações relativamente ao crude, podem ser encontradas no "A June 2006 US Senate Permanent Subcommittee on Investigations report on “The Role of Market Speculation in rising oil and gas prices,” noted, “…there is substantial evidence supporting the conclusion that the large amount of speculation in the current market has significantly increased prices.”"

    o resto no blog:

    http://rikhard-scientia.blogspot.com/2008/05/resposta-ao-porqu-das-constantes.html

    rjnunes
    Oscar Maximo said...
    É evidente que um economista diz que é um problema de mercado. Por contraposição veja a ideia de um geólogo.

Post a Comment