Observatório 2008: Hillary trava a queda e a corrida segue até à Convenção de Denver

TEXAS
— Hillary Clinton 51%
— Barack Obama 48%

OHIO
— Hillary Clinton 54%
— Barack Obama 44%

VERMONT
-- Barack Obama 60%
-- Hillary Clinton 38%

RHODE ISLAND
-- Hillary Clinton 58%
-- Barack Obama 40%

CONTAGEM DOS DELEGADOS
— Barack Obama 1482 (1280 eleitos + 202 SuperDelegados)

— Hillary Clinton 1390 (1149 eleitos + 241 SuperDelegados)


A dramatização de Hillary resultou. A campanha negativa dos últimos dias terá permitido a Clinton somar pontos preciosos, embora as vitórias que obteve não tenham sido tão significativas como desejaria.

Obama continua à frente nos delegados, mas agora com um avanço não tão tranquilo. A matemática já não engana: nenhum dos dois chegará à convenção com os 2025 pretendidos.

Mesmo que Hillary ganhe todos os estados que faltem por 55 por cento, nem assim obterá a nomeação -- e muito dificilmente ultrapassa Barack.

Conclusão: os Super Delegados, 794 dos 4049 delegados democratas, vão mesmo decidir.

Não é um cenário animador para os democratas, tendo em conta que John McCain já foi entronizado do lado republicano e poderá assistir, divertido, à luta cerrada do campo adversário.

(análise mais aprofundada dos resultados num post a publicar amanhã)

Publicado por André 15:04:00  

1 Comment:

  1. Dr. Assur said...
    En passant

    "Não há um aumento da criminalidade. Esta tem picos ao longo do ano. O mês de Janeiro foi calmo, até relativamente ao mês de Dezembro, os últimos dias de Fevereiro e os primeiros de Março é que estão a ser atípicos, embora os crimes cometidos neste período sejam diferentes uns dos outros e sem qualquer ligação entre si", argumentou ao DN o responsável pelo Gabinete Coordenador de Segurança (GCS).

    Sim, em Janeiro, tirando o duplo homicídio em Rio de Mouro (ler aqui) não aconteceu mais nada. Foi mais calmo que Dezembro porque em Dezembro (na comemoração da passagem de ano) só morreram duas pessoas (uma menina - ler aqui - e um jovem – ler aqui). Como os crimes não têm ligação, são menos graves. Até porque se tivessem ligações, os assassinos eram os mesmos. Assim são variados e em maior número. O que confere menos gravidade à coisa.

    Sinceramente já não sabemos o que é pior, se a insegurança, se os responsáveis pela nossa segurança.

Post a Comment