Honra ao mérito


Nuno Crato, ganhou ontem um prémio internacional, numa área interessante: a da divulgação cientítica.
A Comissão Europeia, desta União em que nos inserimos, entendeu distinguir Nuno Crato, com um dos European Science Awards, pelo mérito de este saber divulgar a ciência, particularmente a Matemática, com um estilo próprio, que designaram como "abordagem Crato".
Nuno Crato, ao mesmo tempo, tem sido um crítico deste sistema de ensino público que vamos tendo, destas medidas avulsas que vemos aplicar, num dia, para no outro se alterarem de novo, substituidas por novas medidas avulsas, julgadas o nec plus ultra do verdadeiro método de ensinar.

Tal como Marcelo Viana, outro português, distinto e emigrado no Brasil, Nuno Crato é um dos indivíduos que sabem do que falam quando falam daquilo que aprenderam. Neste caso, de Matemática e métodos de ensino.

O Ministério da Educação, em vez de andar a subsidiar vergonhosamente um Pedroso para fazer recolha de legislação que um qualquer amanuense da Direcção Geral, poderia fazer, gastaria muito melhor o dinheiro de todos, se o entregasse a estes indivíduos que nada têm de diletantes e que poderiam dar uma volta ao sistema de ensino que temos.

Mas esperar isso, seria o mesmo que esperar que a mediocridade se transmutasse, por processo alquímico, em genialidade construtiva. Ou que uma pepineira se transformasse de repente, em viveiro de pérolas.

Publicado por josé 14:40:00  

2 Comments:

  1. Tino said...
    Quem conhece o desvario e a devassidão que vai da 5 de Outubro até à mais distante escola do País, quem compreende a importância do sistema educativo no desenvolvimento do País e sabe da urgência de uma verdadeira reforma educativa, não duvidaria se lhe dissessem que um dos maiores acontecimentos da História do Portugal Contemporâneo seria a nomeação de Nuno Crato para Ministro da Educação.

    É uma das poucas pessoas que conhece a realidade da escola pós abrilina e que, simultaneamente, tem a coragem de dizer o que é necessário fazer para termos uma escola digna, onde se ensine e se aprenda.

    Na escola de hoje, devido à política dos iluminados do ME, ensina-se pouco e aprende-se ainda menos.

    E a avaliação dos alunos é uma mentira tão grande como as avaliações que foram feitas a José Sócrates na Universidade Independente...
    JC said...
    José, José:

    Para que foi falar em Pedroso?
    Quer-me estragar o fim de semana?

    Como posso relaxar agora que me relembrou Pedroso?
    Que há dois anos que é pago pelo Ministério da Educação (ME) para efectuar uma compilação da legislação do próprio ME?
    E que até foi aumentado quando, terminado o prazo inicial, viu prorrogado o seu contrato porque nada ainda tinha compilado?

    E o Marinho Pinto, aonde anda?
    Este não denuncia porquê?

Post a Comment