A rebelião das massas

"A democracia trocou o Forum e a Assembleia pela Nomenclatura e pela reserva de privilegiados. Os políticos olham para os povos como se estes fossem incómodos para as suas encenações. Mas os povos olham cada vez mais para os políticos como usurpadores e parasitas."- António Barreto, na crónica do Público de hoje.

Está visto que António Barreto não leu Ortega Y Gasset, na versão particularíssima, de José Sócrates.

Publicado por josé 17:04:00  

3 Comments:

  1. Carlos Medina Ribeiro said...
    Como de costume, António Barreto afixará este seu «Retrato da Semana» no blogue onde escreve, o SORUMBÁTICO (http://sorumbatico.blogspot.com)

    No entanto, só o faz na manhã do dia seguinte ao da edição em papel.
    .
    Carlos Medina Ribeiro said...
    A crónica atrás referida já pode ser lida [aqui]
    Carlos Medina Ribeiro said...
    «TERMINADA A PRESIDÊNCIA PORTUGUESA da União, atiraram-se imediatamente as armas de arremesso. Entre outras, o referendo e a remodelação. O primeiro é já usual. Nenhum dos grandes partidos acredita nele, nem no seu contributo para a democracia. Só se lembram dele quando pretendem agredir ou incomodar o adversário. Sócrates e o PS garantiram, durante anos, que se faria referendo europeu. A direcção nacional do PSD prometeu, por unanimidade, realizar um referendo. Agora que não vêem nenhuma vantagem puramente partidária, ambos negam o que garantiram. Para o que recorrem aos conhecidos argumentos defensivos. Os resultados são previsíveis. O referendo é tão democrático quanto o parlamento. Não é uma constituição, é um tratado. Este tratado é igual ao anterior. Um referendo é caro. A participação dos cidadãos é reduzida. Os outros parceiros europeus também não fazem. Não se pode pôr em causa a eficácia da União. Não os choca o facto de ser evidente que não há referendo porque não interessa directamente a um partido. Nem os incomoda saber-se que a Nomenclatura europeia combinou não o realizar e força quem tem dúvidas. Aos dois grandes partidos é-lhes totalmente alheia qualquer preocupação relativa à participação política ou à identificação dos cidadãos com os ideais europeus. Interessa-lhes, isso sim, o que pode ajudar o seu próprio partido e prejudicar o adversário».

    Extracto do «Retrato da Semana» de António Barreto que pode ser lido no blogue onde ele os publica às segundas-feiras [aqui]
    .

Post a Comment