A maledicência dos cronistas

"Reúnem-se, então, as seguintes personalidades de eleição: o comendador Berardo, o presidente de uma empresa pública com participação no BCP e ele próprio ex-ministro de um governo PSD e da confiança pessoal de Sócrates, mais, ao que consta, alguém em representação do doutor “honoris causa” Stanley Ho – a quem tantos socialistas tanto devem e vice-versa. E, entre todos, congeminam um “take-over” sobre a administração do BCP, com o “agréement” do dr. Fernando Ulrich, do BPI. E olhando para o panorama perturbante a que se tinha chegado, a juntar ao súbito despertar do dr. Vítor Constâncio, acharam todos avisado entregar o BCP ao PS. Para que não restassem dúvidas das suas boas intenções, até concordaram em que a vice-presidência fosse entregue ao sr. Armando Vara ( que também, usa “dr”)- esse expoente político e bancário que o país inteiro conhece e respeita.”

Quem escreveu isto, foi Miguel Sousa Tavares, na crónica do Expresso de hoje.
MST, o mesmo que se queixou em tempos, de ser maltratado pelos maledicentes dos blogs que o atingem na sua consideração elevada, de escritor de romances históricos, tão bem analisados por certos críticos, desta vez, não esconde em palavras de eufemismo semiótico, o que lhe vai intimamente na verrina.

Assim, em algumas palavrinhas apenas, traça o retrato da nossa desgraça maior enquanto país e projecto político-social.
No entanto, revela também a inconsequência do seu discurso que fica por aqui, pelas palavrinhas que não se repetem noutras circunstâncias que denotam os mesmos fenómenos, com as mesmíssimas causas. Revela ainda a incapacidade de ligar estas coisas que afinal redundam nesse fenómeno maior que é a incultura, a impreparação técnica, a falta de conhecimento de uma imensa maioria- a mesma que lhe compra os livros..

Em primeiro lugar, o cronista MST revela a falta de vergonha do actual PS, em tomar descaradamente conta de um banco privado, sem qualquer pudor especial, nem consideração por um mercado, aliás inexistente ( et pour cause) ; depois, escreve sobre a corrupção insinuada e mesmo declarada em semiose, entre esse mesmo PS actual e que todos conhecem e certos personagens da China, indicando nomes como Stanley Ho ( “ a quem tantos socialistas tanto devem e vice-versa”); por fim, a explicação plana de um sistema de ensino superior, de uma ética política e pessoal, com um retrato de certos indivíduos alcandorados ao poder político, armados em pequenos régulos de um sistema de partidos que assim o permite ou até impõe.

Por arrasto com a consideração devida a Vara, vem também, inevitavelmente, o fenómeno da licenciatura de José Sócrates. Numa pequena expressão, todo um panorama de hipocrisia: “ sr. Armando Vara ( que também usa ´dr`)", é a prova de que afinal, MST percebeu muito bem o fenómeno Independente e as licenciaturas quase por correspondência de figuras importantes do panorama político-social.
Foi pena não ter escrito com a mesma clareza, isso mesmo, quando o assunto era notícia…

Publicado por josé 11:34:00  

6 Comments:

  1. Jose Silva said...
    Caro José

    Pacheco, Sanchez, MST são os guradiões do status quo. Apenas servem para entreter o povo mais erudito e exigente. O outro povo entetem-se com futebol, novelas, jet-set e afins.
    josé said...
    Estou parcialmente de acordo. O que agora penso, depois destes anos de leituras avulsas, é que esses indivíduos sabem tanto ou menos do que qualquer comentador de blog- que mereça esse nome, entenda-se.

    Esse segredo que cada um deles guarda como coisa preciosa, é o que lhes permite continuar a escrever e ganhar com isso. Ganhar com isso, é coisa importante, para eles.

    Os dos blogs, nada ganham e por isso são mais livres.

    Por isso mesmo, li a crónica do PAcheco Pereira, hoje no Público e esotu a matutar num textinho de resposta e comentário.
    Laoconte said...
    "Pacheco, Sanchez, MST são os guardiões do status quo. Apenas servem para entreter o povo mais erudito e exigente. O outro povo entretem-se com futebol, novelas, jet-set e afins." está muito bem visto. Simplesmente, gostaria de acrescentar que entre Pacheco e MST, há ainda uma nuance quanto aos graus de erudição e de capacidade intelectual.
    Jose Silva said...
    Ainda não li a crónica do JPP de hoje, mas o título é hilariante. Um suposto liberal a criticar a liberdade de cada um escrever disparates na blogosfera !!!

    A blogosfera não tem que ser culta, coerente ou fidedigna. É apenas um reflexo da sociedade, das capacidades dos bloggers e exigência dos leitores. E assim é que está correcto. Obviamente que quem estava habituado a maoismos se ressente.
    josé said...
    É claro para mim, também, que esse é o argumento, José Silva.

    A maior liberdade dos blogs, sendo a fonte de inúmeras irrelevâncias, é também precisamente a origem da sua riqueza única.
    MIM said...
    O BP deveria estar mais atento! A actual crise económica nas bolsas mundiais, rotulada por muitos especialistas de "incompreensível" pode estar relacionada com a actuação fraudulenta da própria banca... fica o alerta para Vitor Constâncio (embora o "insólito" seja internacional).

Post a Comment