Tempo tristonho


O Jazz-rock acaba de perder um dos seus músicos notáveis. Morreu Joe Zawinul, alma dos Weather Report.

Nunca gostei de jazz dos 50 ou 60, por causa do saxofone repetitivo e fraseados saltitantes. John Coltrane, deixa-me frio, uma boa parte do tempo de escuta, embora embale nas notas se não der atenção. O pouco Jazz que gosto, marimba-se no sopro das trompetes de Miles Davis e assenta em teclados ou frequências baixistas ou mesmo em vibrafones virtuosos. Até em arabescos guitarrísticos, o jazz não me seduz mais de cinco minutos- e só se for de Django ou Cristiani ou, vá lá, Montgomery.
Assim, a ponte com o ritmo fraseado do rock, de que sempre gostei pela energia distorcida, fizeram-na os que fundiram as duas espécies musicais. Um deles, foi precisamente Joe Zawinul que fundou o Boletim Metereológico, com Miroslav Vitous e Wayne Shorter. Onde mais tarde, em 1976, entrou o baixista Jaco Pastorius, também já falecido, há anos. Jaco deixou saudades, depois de ter produzido pelo menos dois discos a solo, imprescindiveis para quem gosta do som do baixo da guitarra e um disco ao vivo, em que ajuda Joni Mitchell a completar as frases musicais de Amelia ( do LP Hejira)..
Foi com Jaco Pastorius que entrei na sonoridade Weather Report, uma fusão com o rock que me agradou logo a seguir, principalmente pelo baixo deslizante de Jaco e as teclas saltitantes de Joe, a fugir como o comboio que passa de um lado para o outro, nas colunas de som, numa das composições do disco.
A seguir, em 1977, saiu Heavy Weather e o bom tempo continuou, com o êxito da banda, Birdland. Porém, estes dois discos chegam para mostrar a mestria de Joe Zawinul. O resto pode ser lido por aí. Por exemplo, aqui.

Publicado por josé 11:03:00  

1 Comment:

  1. Ljubljana said...
    Gosto muito de Weather Report e lamento saber que depois de Pastorius, agora também, e principalmente, o cérebro do grupo, Zawinul já se foi. O álbum 8:30 é para mim, desde há muitos anos uma referência do grupo, do género musical e em toda a música que tenho ouvido.

Post a Comment