Observatório 2008 - Hillary entre as mulheres, homens votam Fred Thompson


As primárias para a Casa Branca-2008 entraram numa fase de maior definição nos dois campos. Com a entrada oficial de Fred Thompson e a quase certeza de que Newt Gingrich não vai avançar, estão sinalizados os quatro candidatos com hipóteses realistas de obterem a nomeação nos republicanos: Giuliani, Thompson, Romney e McCain, para já, por esta ordem.

Do lado democrata, é também já um dado quase adquirido que Al Gore não vai avançar, pelo que se resumem a três os candidatos que podem sonhar com a passagem à final: Hillary, Obama e Edwards.

Já de parte, ficando apenas como candidaturas pequenas, com números abaixo de cinco por cento, podendo somente condicionar, mais tarde, apoios a este ou aquele mais forte, estão: Biden, Richardson, Gravel e Kucinich, do lado democrata; Huckabee, Brownback, Tancredo, Hunter e Ron Paul, no campo republicano.

DEMOCRATAS
— Hillary Clinton 39
— Barack Obama 21
— John Edwards 15
-- Bill Richardson 5
-- Joe Biden 5
-- Outros 3
-- Indecisos 12

REPUBLICANOS
— Rudy Giuliani 24
— Fred Thompson 23
— John McCain 14
-- Mitt Romney 9
-- Outros 11
-- Indecisos 15


Se, a nível nacional, as últimas tendências apontam para uma clara vantagem de Hillay (democratas) e para a aproximação de Fred Thompson a Giuliani (republicanos), será interessante identificar as diferenças nos segmentos.

Um estudo do American Research Group, publicado ontem, mostra tendências surpreendentes: Hillary tem uma vantagem de 2 para 1, nas mulheres, sobre Obama, mas o senador pelo Illinois mantém uma curtíssima liderança nos eleitores independentes (aqueles que não se apresentam, previamente, como democratas ou republicanos).

Entre os homens, a vantagem de Hillary continua a ser considerável (15 pontos), mas Edwards está a apenas um ponto de Obama (20 contra 19).

MULHERES
Hillary 43
Obama 21
Edwards 11

HOMENS
Hillary 35
Obama 20
Edwards 19

INDEPENDENTES
Obama 34
Hillary 33
Edwards 17


No campo republicano, a polarização é ainda mais evidente: Giuliani é o preferido do eleitorado feminino; Fred Thompson ganha, claramente, entre os homens, mas reúne muito poucas preferências entre as mulheres.

Quererá isto dizer que, neste momento, o eleitorado feminino, na América, é mais liberal, e o masculino mais conservador?

MULHERES
Giuliani 31
McCain 22
Romney 13
Thompson 7

HOMENS
Thompson 37
Giuliani 17
McCain 7
Romney 5

INDEPENDENTES
Giuliani 38
Thompson 25
McCain 16
Romney 3

Mitt Romney, que está a fazer uma excelente campanha nos estados de arranque, apesar de ser quarto no plano nacional, não consegue penetrar no eleitorado independente (apenas 3 por cento). Um dado que o compromete numa eventual disputa com o nomeado democrata.

Publicado por André 17:47:00  

1 Comment:

  1. MARIA said...
    Caro André,
    Começamos a celebrar a vitória de Hillary? ...
    Eu, por convicção.
    O André por solidariedade amiga...
    Depois, celebraríamos juntos.
    Já sei que lhe cai mais o olho para Obama o que também não me parece mal de todo.
    Já eu, só " não sei parar de olhar" para aí... veja no M A R I A.
    Um beijinho

Post a Comment