Esperem pela volta

Quem trabalha no dia a dia dos tribunais, percebe que estas leis penais, agora aprovadas, não resolvem, antes agravam, alguns problemas reais e concretos que incomodam e preocupam a comunidade.

Não resolvem o problema da criminalidade que parecendo pequena, é da maior importância para as pessoas que lhe sofrem as consequências. O furto da carteira, o arrombamento do carro, o furto do carro, o furto em residências, o pequeno tráfico de estupefacientes e todos os fenómenos de criminalidade associada, não obtém qualquer sinal positivo, nestes códigos, no sentido de prevenir a respectiva prática. Os ofendidos com estas actuações, ficam agora mais desprotegidos, com uma lei que não quer resolver estes problemas urbanos, através da detenção e prisão preventiva. Os políticos que aprovaram estas leis, desistiram de tratar esta “racaille”, na expressão de Sarkozy, com medidas penais. Por conseguinte, as polícias darão cada vez menos importância a estes assuntos que representam o grosso da criminalidade em Portugal.

A quantidade de participações e queixas, entradas nas polícias e no MP, por crimes desta natureza patrimonial, provavelmente irá diminuir. Paradoxalmente, diga-se também. os tribunais criminais, terão menos que fazer. Os cíveis, pelo contrário, aumentarão o serviço com processos de protecção de menores. As pessoas, depressa compreenderão os sinais políticos que agora são dados.

Resta saber até que ponto, as comunidades irão aguentar este estado de coisas. Até agora, o desabafo corrente virava as pessoas contra os tribunais: “a polícia prende-os e os tribunais soltam-nos”, era o mote glosado por indignados, ofendidos com a libertação de gatunos notórios e relapsos, por força de leis e estatísticas manhosas que estipulam a prisão preventiva até à decisão final dos tribunais.

A partir daqui, o panorama vai mudar, porque as pessoas começam a perceber quem é o verdadeiro responsável pelo aumento escondido da criminalidade, que não se reflecte nas estatísticas, mas sente-se na vida real.

E quando acordar do pesadelo em que isto ameaça tornar-se, vai votar. Contra quem aprovou este forrobodó.

Publicado por josé 23:07:00  

3 Comments:

  1. Manuel said...
    Não vai nada. Vai tudo votar nos mesmos outra vez.
    Os dois últimos parágrafos são um arroubo lírico inteiramente desligado da realidade.
    O resto está bem.
    zazie said...
    É verdade, pensei o mesmo. Ainda por cima isto até foi aprovado por todos e benzido pelo papão do Cavaco.

    O resto basta o trabalho dos media e a real inexistência de alternativa política.
    zazie said...
    Além do mais, como ninguém percebe de legislação, as consequências de arma apontada e assalto a carro e mais uns sopapos, ficam-se por mais um passo na modernidade. Lá fora dizem que também há maior violência, por isso.

    E é verdade que existe. O que também já existe em Inglaterra (e nisso nem se fala) é patrulhas nocturnas de cidadãos nos seus próprios bairros.

Post a Comment