Observatório 2008 - Fred Thompson avança mesmo

Fred Thompson: depois de muitos apelos e de muito jogo de cintura, o actor e antigo senador pelo Tennessee lá confirmou, à Fox News, que vai mesmo avançar para a Casa Branca. Antes da declaração, já ameaçava o terceiro lugar de Mitt Romney e, mesmo, o segundo de John McCain. Como será a partir de agora? Estará a liderança do campo republicano de Rudy Giuliani em perigo? Só as próximas semanas o dirão. Para já, uma coisa é certa: os conservadores tradicionais passaram a ter um candidato forte. E isso pode mudar muita coisa...


Últimos números do campo republicano:
-- Giuliani 26
-- McCain 13
-- Fred Thompson 10
-- Romney 10
(Zogby)
No campo democrata, Hillary mantém-se firme na liderança de todas as sondagens
a nível nacional, Barack Obama continua em segundo (ainda que pareça ter estabilizado em números que o mantêm a quase dez pontos de Clinton na média nacional), mas John Edwards é a surpresa dos últimos dias: está a aproximar-se de Obama no segundo posto no plano nacional e consolida-se com números muito animadores nos estados de arranque nas primárias.
Numa confirmação de que a estratégia do candidato a vice-presidente em 2004 passa por ganhar impulso nos primeiros estados, de modo a inverter o atraso que mantém em todas as sondagens para Hillary e Obama, Edwards surge à frente no Iowa e com valores muito confortáveis em New Hampshire e Carolina do Sul.
Numa escala bem menor, o ex-governador do Novo México, Bill Richardson, também está a ter frutos da sua aposta nos estados iniciais: nas sondagens nacionais não passa dos 2 ou 3 por cento, mas no Iowa e no New Hampshire anda perto dos 10 por cento, cimentando-se como quarto nome nos democratas... pelo menos enquanto Al Gore não se decide.
Vejamos:
IOWA Edwards 26; Obama 24; Hillary 16; Richardson 8 (Strategic Vision)
NEW HAMPSHIRE Hillary 34; Edwards 18; Obama 15; Richardson 9 (American Research Group)
Plano nacional:
-- Hillary 32
-- Obama 24
-- Edwards 13
-- Al Gore 10
(Cook/RT Strategies)

Publicado por André 01:45:00  

0 Comments:

Post a Comment