A chico espertice geral
quarta-feira, maio 23, 2007
Copiar é o nosso destino. Somos um povo de copistas de ideias alheias. Porém, creio que houve alturas em que não copiamos tanto e tenho saudades desse tempo, por esse motivo e porque nos devolve a memória de uma dignidade que já não temos.
Copiamos desgraçadamente em tudo e em todo o lado. Fazêmo-lo ainda com a desfaçatez da impunidade, porque quem copia sai sempre beneficiado. A cópia ri-se do original. E os basbaques complacentes, aplaudem.
No Google, procurei o sítio original onde terá vindo a mostra da cópia do genérico do Diz que é uma espécie de magazine, dos Gato Fedorento, a última mostra da nossa capacidade de copianço à larga e sem vergonha.
Fui dar aqui. O post é de 17 de Maio do corrente ano. No entanto, alguém deu por ela, no mesmo dia, mas nada disse do sítio onde viu primeiro e até mostrou admiração pela descoberta!! Outros seguiram e fizeram o mesmo. Apresentaram a "novidade" como descoberta própria, sem citar o descobridor. É assim, em Portugal, por isso não admira que tenhamos um primeiro ministro como temos e o país que temos: uma sítio de chicos espertos e pouco mais.
Nota complementar e correctiva:
Pedro Aniceto, do blog Reflexões de um cão com pulgas, respondeu na caixa de comentários para me chamar à razão de uma possível precipitação, negando a cópia e a chico-espertice. Fez bem. Ficam as desculpas, por essa interpretação possível do que escrevi.
Publicado por josé 23:23:00
Esta foi a minha última contribuição para este peditório.
O seu postal é do dia 17, às 23h22. O postal do gaijasdatv é das 14h e 46. Objectivamente, é anterior. A coincidência da referência no mesmo dia, induziu-me ao erro que agora aponta e à escrita esquinada.
Ainda bem que respondeu, porque assim fica esclarecido e sendo como diz, as orelhas de burros trago-as eu agora.
se não sabe, porque pergunta?
http://www.youtube.com/watch?v=U9Mz-NhZnHY&mode=related&search= (página 6)
Pelo blogsearch chega-se á conclusão que o primeiro blog a referir tal video foi a 8 de Abril
http://chuinga4.blogs.sapo.pt/111948.html
O resto é história, como se costuma dizer.
O genérico está mais que assumido pelos rapazes desde do inicio.Quem tivesse um pouco de cultura geral francofona logo se tinha apercebido que aquilo era uma parodia às coreografias do Claude Francois. Se por exemplo eles tivessem feito uma parodia a uma musica coreografada do Carlos Paião ninguém dizia nada...
Agora os rapazes (e muito bem) não tem que dizer tudo.
Essas acusações são típicas de quem não percebe nem um pouco o que é o processo de criação artística.
Portuguesinho mesmo é esse dedo acusador...
Está bem, pedrinho. O dedinho é tão portuguesinho quanto o hábito basbaque da nossa habitual complacênciazinha com quem nos vende ( repare no verbo) gato por lebre.
Além disso, é menos portuguesinho do que a paródia sistemática nos tesourinhos deprimentes, com as piadazinhas com todos e que servem apenas para rechear a continha fedorenta lá no banquinho, para viver uma rica vidinha à sombra de gozar com os outros...sempre os mesmos aliás.
Ao menos que o façam de modo claro, sem imitações baratas e sem plagiozinhos evidentes.
É a história do argueirinho na vista alheia que nos encobre a travezinha que temos diante de nós.
Evite o relativismo moral e vai ver que lhe passa, isso do dedozinho.
Compreendo. Ganhei um blog a visitar.
No dia 17, também nós publicámos um post sobre o assunto, no qual tentámos seguir o rasto da "cacha". E fomos dar a... 30 de Abril (blog Chuinga.L). Existem ainda duas outras referências anteriores a 17.
A propósito de datas e horas dos posts: como todos sabemos, é possível "postar" antecipada ou postecipadamente...
como indico acima, não é 30 de abril, mas sim 8 de abril.
Obrigado pela correcção; já emendei no post.
Infelizmente, nem tudo dá para corrigir assim tão facilmente. São as gralhas, esses malditos pássaros de mau agoiro, como aquele "trancreverei", no meu comentário anterior: mas onde raio terá ido parar o "s"?
No genérico diz adaptação da cancão genérico Ramon galarza, baixinho baixinho.
Se eu fosse representante dos direitos do Clo-Clo, não seria assim tão fácil entalarem o Galarza e ficarem com o rabo de fora.
O que tudo isto significa é uma imensa tristeza. Até estes tipos que tinham alguma piada, se dão a estas coisas! E depois vêm com os tesourinhos deprimentes...
Estou certo que haverá mais plágios e isso nem é o mais importante. Importante é reconhecê-los quando se detectam e não virem com paleios de chico-esperto.
Abraço, IO (chuinga).