um barrete chamado Barreto ?

Não é segredo que eu gosto de cinema. Digo isto, porque ontem à noite, ao ver mais uma vez o proclamado 'documentário' - na RTP/1 - sobre 'os portugueses' dirigido por António Barreto dei comigo a pensar num certo filme. Lembrei-me do 'IA - Inteligência Artificial', do Spielberg. Não por gostar particularmente do filme, mas por causa do enredo. Enredo este que conta as atribulações de um robot, encontrado por uma raça extra-terrestre milhões de anos depois da extinção da raça humana. O requinte da coisa é que com os humanos extintos o tal robot, uma imitação barata de humanidade, no final, era a única coisa que restava para compreender a civilização que o criou e depois mandou para o lixo. A série de Barreto deixa-me numa posição semelhante. Há qualquer coisa ali de plástico, superficial, até coreográfico. Demasiado 'metálica' talvez.

Publicado por Manuel 17:17:00  

1 Comment:

  1. Björn Pål said...
    obviamente que viu o filme "na diagonal".
    o robô-criança é encontrado não por extraterrestres e milhões de anos depois, mas 2000 anos depois da "extinção" e por uma "raça" de robôs sentientes e altamente evoluídos. a evolução é tão mais rápida quanto o "progresso" evolutivo exponencial dos computadores e outras máquinas.
    sobre esta possibilidade - a de as máquinas formarem múltiplas formas de vida substituindo a vida "orgânica" - xiste muita coisa, até bandas-desenhadas.
    mas concordo que o filme é um filmezinho lamechas. mas "blade runner" há só um...

Post a Comment