Observatório 2008 - Hillary e Giuliani na frente

Barack Obama: o senador pelo Illinois, dono de um magnetismo indiscutível, é o primeiro negro com hipóteses reais de chegar à Casa Branca. Para já, está em segundo lugar nas primárias do Partido Democrata, mas tem conseguido, nos últimos dias, encurtar a distância que o separa de Hillary Clinton. Será que a América está preparada para ter um Presidente negro?

A Grande Loja publicará, dentro de poucos dias, a terceira biografia dos candidatos presidenciais norte-americanos para 2008. Depois de Barack Obama (que anunciou, anteontem, que está na corrida) e de Mitt Romney, será a vez do antigo senador pela Carolina do Norte, e candidato a vice-presidente em 2004 pelo Partido Democrata, John Edwards.

O actual presidente do Centro Contra a Pobreza, do estado da Carolina do Norte, está no terreno desde o final de 2006 e, nas sondagens, tem-se aproximado do segundo lugar, mostrando-se muito forte nos dois estados que vão iniciar as primárias – Iowa e New Hampshire.

Hoje, será a vez de actualizarmos os últimos indicadores nos três campos: a corrida democrata, a corrida republicana e as antecipações dos duelos entre os investidos dos dois campos.

Comecemos pelas primárias do Partido Democrata. Aqui vão as sondagens mais recentes:

GALLUP:
Hillary 29
Obama 18
Edwards 13
Al Gore 11
Kerry 8
Biden 5
Richardson 3
Clarck 2
Outros 4
(Al Sharpton, Chris Dodd, Dennis Kucinich, Tom Vilsack)

ZOGBY:
Hillary 29
Obama 14

Edwards 13
Al Gore 13
Biden 7
Kerry 4
Lieberman 2
Richardson 1
Kucinich 1
Clarck 1


RASMUSSEN:
Hillary 22
Obama 21

Edwards 15
Al Gore 7
Kerry 4

Observações:
A liderança de Hillary Clinton
, que há um ano era de quase 40 por cento, começa a estar ameaçada. O fenómeno-Barack Obama continua em alta e o senador pelo Illinois mostra argumentos para poder sonhar com a investidura do Partido Democrata.

Barack é, claramente, o segundo classificado e nem a sua óbvia falta de experiência (só tem dois anos de senado e nunca ocupou cargos executivos, seja em governos de um estado ou, sequer, numa câmara municipal) não parece assustar os eleitores. Pelo contrário, a demarcação com os defeitos de Washington, lançando uma lufada de ar fresco na alta política americana, estão a render-lhe votos.

Os dados são díspares, mas Barack conseguiu, de facto, encurtar a diferença para Hillary, apesar de, na sondagem do Zogby, estar ainda a 15 pontos da senadora por Nova Iorque.

John Edwards assume-se como terceiro, com números muito próximos de Obama. Edwards tem uma palavra a dizer nesta corrida: perante um candidato-mulher (Hillary) e um candidato-minoria racial (Obama), Edwards pode tirar vantagens ao ser o white-male mais bem posicionado para arrecadar a nomeação.

Ainda por cima, é o único candidato do Sul com hipóteses e recorde-se que nos últimos 47 anos o Partido Democrata só elegeu presidentes sulistas (Johnson, Carter e Clinton).

Quanto a Al Gore, permanece em quarto lugar, aparentemente afastado da liderança, mas convém lembrar que, até agora, ele foi dizendo que não é sua intenção avançar. No caso de mudar de ideias, estamos certos que o vice-presidente dos anos Bill Clinton vai subir e ainda poderá ter uma palavra a dizer.

Kerry, esse, está definitivamente arrumado e até já aparece abaixo do quinto lugar, perante a ligeira subida do respeitado senador Joe Biden, que poderá muito bem ser uma excelente escolha para vice-presidente do futuro nomeado, seja ele Hillary, Obama ou Edwards.











No campo republicano:

GALLUP:
Giuliani 31
McCain 27
Gingrich 10
Romney 7
Pataki 3
Thompson 2
Gilmore 2
Outros 6
(Sam Brownback, Chuck Hagel, Mike Huckabee, Duncan Hunter, Condoleeza Rice)

ZOGBY:
Giuliani 21
McCain 17

Gingrich 8
Condoleeza 7
Jeb Bush 7
Romney 6
Thompson 2
Outros 10

E agora, alguns duelos possíveis em 2008:


GEORGE WASHINGTON UNIVERSITY BATLLEGROUND POLL:
-- Giuliani, 53-Hillary, 43
-- McCain, 53-Hillary, 43
-- Giuliani, 50-Obama, 41
-- McCain, 51-Obama, 39

RASMUSSEN:
-- Obama, 48-Romney, 35
-- Giuliani, 49-Edwards, 41
-- McCain, 46-Obama, 40
-- McCain, 46-Edwards, 41
-- McCain, 48-Hillary, 44

Obs:
Nem a revelação, nos jornais, dos seus pensamentos íntimos sobre virtudes e defeitos de uma possível candidatura parece perturbar a surpreendente liderança de Rudy Giuliani.

O dia 11 de Setembro de 2001 pode mesmo ter gerado, ainda que de forma espontânea, o próximo presidente dos EUA. Quem diria? Rudy, que depois de ter abandonado a câmara de Nova Iorque se afastou da política activa (chegou a ensaiar uma corrida ao senado, em 2000, pouco antes de terminar funções, mas a notícia de que tinha cancro fez com que mudasse de ideias), é visto, pelo eleitorado, como o político corajoso que não tem medo de desafiar os terroristas – e essa imagem pode valer-lhe a Casa Branca.

A sua vantagem sobre McCain continua curta (4 pontos), mas pode aumentar em breve, perante a arriscada posição do senador pelo Arizona, que apoia a decisão de Bush de enviar mais 21500 soldados para o Iraque. «Não me importo de perder uma eleição, se o meu país pode ganhar a guerra», comentou McCain, perante a óbvia pergunta de que a sua corrida à Casa Branca pode ser prejudicada com este apoio a um Presidente descredibilizado.

Mas este pode ser um episódio pontual. Continuamos a achar que, na hora da verdade, McCain tem mais trunfos que Giuliani. Falta saber o que pensam os republicanos sobre isso.

Para acabar, uma interessante sondagem sobre quem os americanos pensam que irá ser o próximo Presidente dos EUA:

«Quem será o próximo Presidente?»
-- John McCain 19
-- Hillary Clinton 17
-- Barack Obama 14
-- Rudy Giuliani 14
-- John Edwards 12

Publicado por André 01:11:00  

0 Comments:

Post a Comment