Observatório 2008 - Hillary acelera, McCain em queda


Na noite em que o presidente Bush profere o seu penúltimo discurso sobre o Estado da União, as atenções estarão mais viradas para as reacções dos presidenciáveis – é que o tempo de G.W. está-se a acabar na Casa Branca e a corrida para 2008 está a arrancar em força.

Do lado democrata, o anúncio de Hillary Clinton -- «I’m in… and I’m in to win!» -- cimentou a liderança da senadora por Nova Iorque. O factor Obama estava a ameçar o primeiro lugar de Hillary, mas desde a declaração de candidatura, Clinton voltou a gozar de uma vantagem considerável, tanto nas pesquisas como na... recolha de fundos. Bill Richardson, governador do Novo México, também é candidato, juntando-se a Tom Vilsack, Dennis Kucinich, Chris Dodd, John Edwards, Al Sharpton, Barack Obama, Hillary Clinton e Joe Biden, os nomes que já estão em jogo do lado democrata.

Espera-se, ainda, pelas decisões de Al Gore, John Kerry e Wesley Clarck. Gore continua um enorme enigma: há uma forte corrente que defende que, apesar do fenómeno Obama, só uma candidatura do vice-presidente de Bill Clinton poderia fazer perigar a nomeação de Hillary, mas os números muito animadores de Obama e Edwards podem estar a fazer com que Al Gore decida não avançar.

Quanto a Kerry e Clarck, o mais provável é que não se candidatem: perante o actual quadro, não há espaço para que avancem tarde e sem chama para «roubar» a tendência positiva de Hillary, Obama e Edwards como trio da frente.

Wesley Clarck poderá, no entanto, ser uma escolha para vice-presidente, no caso de Hillary ganhar a corrida (em 2004, a senadora apoiou Clarck nas primárias democratas e só depois ajudou Kerry, quando este já havia sido investido como candidato oficial).

Se for Barack Obama a arrecadar a nomeação, há quem aponte o senador Joe Biden como «vice» ideal: a apoiar o jovem e arriscado candidato (negro e pouco experiente em cargos de topo), quem melhor do que um senador respeitado, com muitos anos de trabalho na área dos assuntos internacionais?

Aqui estão os últimos números da corrida democrata, já depois do anúncio de Hillary:

CNN:
-- Hillary 34
-- Obama 18
-- Edwards15
-- Gore 10
-- Kerry 5
-- Biden 3
-- Clarck 2
-- Kucinich 2
-- Richardson2
-- Dodd 1
-- Sharpton 1
-- Vilsack 1

ABC
-- Hillary 41
-- Obama 17
-- Edwards 11
-- Gore 10
-- Kerry 8
-- Biden 3
-- Clarck 1
-- Outros 2

RASMUSSEN
-- Hillary 31
-- Obama 24

-- Edwards 12
-- Gore 6
-- Biden 3
--- Kerry 2


CBS
Hillary «vs» Obama
: num cenário só entre os dois principais candidatos, Clinton bateria o senador pelo Illinois por 45-28, com 11 por cento de indecisos.

No campo republicano, John McCain é o assunto de momento – mas por más razões. Há cerca de um ano, tudo parecia fazer crer que o senador do Arizona era o político mais bem colocado para suceder a George W. Bush. Mas a guerra do Iraque pode ser uma espinha atravessada na garanta de McCain.
~

O apoio do senador ao envio de mais tropas está a custar-lhe uma queda acentuada nas sondagens. Giuliani vence, neste momento, todos os estudos, e mesmo nos duelos com os possíveis candidatos democratas, McCain, que até agora entrava muito bem no eleitorado democrata e independente, perde para Hillary e para Obama.
Quem diria?

CNN
-- Giuliani 32
-- McCain 26
-- Gingrich 9
-- Romney 7
-- Gilmore 3
-- Pataki 3
-- Outros 11

ABC
-- Giuliani 34
-- McCain 27

-- Gingrich 9
-- Romney 9
-- Pataki 2
-- Outros 8

DUELOS PROVÁVEIS:

ABC
-- Hillary, 49-Giuliani, 47
-- Giuliani, 49-Obama, 45
-- Hillary, 50-McCain, 45
-- Obama, 47-McCain, 45

NEWSWEEK
-- Hillary, 48-McCain, 47
-- Giuliani, 48-Hillary, 47
-- Obama, 46-McCain, 44
-- Giuliani, 47-Obama, 45
-- Edwards, 48-McCain, 43
-- Edwards, 48-Giuliani, 45

RASMUSSEN
-- Obama, 47-McCain, 44
-- Edwards, 46-McCain, 43

Publicado por André 01:10:00  

0 Comments:

Post a Comment