Novas do caso Esmeralda Ana Filipa

Para perceber melhor o caso da menor Esmeralda Ana Filipa, convirá ler o que se escreve no blog In Verbis. Aí se poderão ler os acórdãos do Tribunal Colectivo de Círculo de Tomar (Tribunal Judicial de Torres Novas), relativo ao processo crime ( diferente daquele que se encontra no Tribunal Constitucional,- pelos vistos há dois anos!)- e que é aquele onde se decidirá o destino da menor relativamente à sua guarda) e ainda o comunicado da ASJP.

Merece parabéns, esta iniciativa desse blog, ( e que o PGR deverá ler, para ficar já ciente do que se passou) sendo certo que algumas críticas, rosnadas entre dentes, ou nem tanto, se farão ouvir também, vindas dos que defendem o autismo como modo de ser judicial.

Publicado por josé 17:57:00  

12 Comments:

  1. zazie said...
    "e que o PGR deverá ler, para ficar já ciente do que se passou"

    ahahahahhahaha
    josé said...
    Zazie:

    A minha referência à utilidade na leitura, pelo PGR, do site da ASJP, baseia-se no seguinte:

    O jornal 24Horas de hoje, noticia que "o PGR põe especialistas a tratar do caso da menina", indicando que entregou o caso da "menina raptada à procuradora Isabel Jordão, assessora do seu gabinete com larga experiência no Tribunal de Família e menores de Lisboa."
    Diz ainda que "Pinto Monteiro quer saber tudo o que se passou no processo de regulação de poder paternal que dei a vitória ao pai biológico de Ana".

    A menina chama-se Esmeralda...e por aqui já vê o tipo de rigor nornalístico do 24.
    josé said...
    Segundo o jornal O SOl:

    "O juiz Pamplona de Oliveira é o relator do processo que se arrasta no Tribunal Constitucional, apurou o SOL. Em média bastam 3 meses para este tipo de processo ser decidido pelos juízes do TC."

    O juiz Pamplona de Oliveira é o relator do acórdão que declarou constitucional os artigos da Lei de Finanças Locais, em Dezembro passado e em relação ao qual Alberto João Jardim fez severas críticas, insinuando de permeio algo que aqui prefiro não referir.
    naoseiquenome usar said...
    :(((
    chega de "grosserias (jurídicas e, ... outras)", não?
    Não levam a nada, não resolvem nada e só criam conflitos.
    Serenidade, precisa-se, ou melhor, recomenda-se, digo eu...
    Anónimo said...
    Não sou advogado mas depois de ler a sentença do Tribunal apenas posso concluir que isto é tudo uma vergonha: os juizes mostram que têm algo contra o militar. O resto são masturbações juridicas a metro como os nossos juizes gostam de proferir.
    gansolino said...
    Tanto este bikoka ou bico ou que raio sera, ou a cambada que tem manipulado, distorcido, intoxicado a opiniao da populaça ignorante( na qual incluo esse escarro de deputada ou coisa parecida que chamou de ignorante quem decidiu neste caso) deveriam se tivessem capacidade para tal, informarem-se no sitio certo acerca do que se passou.
    Masturbaçoes a metro nao sera o que esta gentinha gosta de fazer nos jornais para se promover, engraxar o chefe, aparecer....
    Doente esta este sistema chamado democratico que permite pessoas escreverem alarvidades e deformarem a opiniao sem que por isso sejam punidos.
    Pela primeira vez na vida tenho saudades do salazar.
    CAMBADA DE GRUNHOS
    Anónimo said...
    Apesar de Gasolino não gostar a democracia é isto mesmo: uns concordam e outros não e tude se discute.
    De facto, o nosso sistema democrático está doente nomeadamente quando temos um sistema jurídico que permite uma sentença como a de Torres Novas.
    A reação popular (onde eu me incluo) é simples de explicar: a sentença é injusta e como todos temos um sentido do que é justo reagimos.
    O que os Srs. Juizes não conseguem atingir é que as pessoas estão fartas do nosso sistema judicial porque ele simplesmente não funciona e não quer funcionar.
    O perigo é profundo. Lembro ao Sr. Gansolino o que aconteceu em LA com o caso Rodney King. Perante uma sentença tão injusta todos sabemos o que aconteceu.
    É por isto que a nossa democracia está em perigo e não por se escrever e dizer o que se pensa.
    Se escrever isto é ser grunho então sim eu sou orgulhosamente um grande grunho.
    gansolino said...
    Caro Senhor: Nao lhe chamei grunho por este ultimo escrito. Sim porque nenhum Juiz julga por ter algo contra pessoalmente e porque acerca de proferirem masturbaçoes a metro como lhe chama...so quem as faz sabera, o tempo e o desgaste que tem.

    Sabera o bikoka e outros como ele que qualquer Juiz dedica noventa por cento do seu dia com os processos?

    Sabera o bikoka o desgaste a nivel pessoal que eles teem?

    Se houve-se o dobro de Juizes a funcionarem nos tribunais talves nao fosse ainda suficiente para a quantidade de processos que existem.
    O sistema judicial nao esta doente. Quem esta doente de cansaço e quem trabalha nos tribunais que tem de se sujeitar a trabalhar horas interminaveis e num poço sem fundo.
    Ninguem fora dos tribunais compreende isto, nem pode compreender porque nao sabe.
    Se a funçao de um juiz e aplicar a lei e essa nao serve entao alterem a lei.O poder politico serve para isso mesmo. O que o bikoko nao pode dizer e que o sitema judicial nao quer funcionar. Quem nao quer funciona e quem intoxica a opiniao publica e maltrata a democracia.
    Nao pode comparar Rodney King com o sistema portugues porque simplesmente nao tem comparaçao.

    Porque nao fala o bikoko no pormenor de que um arguido pode dizer o que vai na real gana num interrogatorio e se na sala de audiencia se contradizer nada se prova?

    Porque nao fala o bikoko no pormenor de um Advogado poder arrastar um processo a seu belo prazer, de modo a ganhar mais uns trocos e assim fazer render o peixe e atrasar processos que poderiam ser mais celeres?

    Sao nestes pequenos pormenores em que os paladinos do saber jornalistico nao pensam. A culpa e sempre do juiz sacana que nao trabalha e so quer beneficios.

    Seria bom que tivessem, tal como os politicos de bancada, subsidio de representaçao, cartao de credito, serem pagos por outras actividades, terem tres meses de ferias de papo para o ar sem processos, poderem fazer negociatas...
    Entao si se tivessem estas facilidades poderia entao dizer, e eu concoradaria consigo, que eles nao queriam funcionar ou por preguiça ou ma vontade.

    O ou A bikoka nao e juiz, eu tambem nao, mas se tivesse um pouco a noçao do que e a vida deles nao pensaria assim.
    Sabe... os magistrados sao formados para serem imparciais e dedicarem a vida a causa, e quem os forma sabe o que forma. Nao serao propriamente pessoas que conseguem lugares por conveniencia, compadrio ou irem para a cama com o chefe.
    Anónimo said...
    Gansolino, apenas três breves declarações:
    1 - caso esmeralda/ana filipa: não li o acórdão na íntegra, não me pronunciarei;
    2 - há sempre tempo para a alfinetada nos Advogados, não há...sempre a demorarem o processo, só para cobrarem mais honorários...isso reflecte problema pessoal ou opinião de alguém?;
    3 - quanto a dizer que "os magistrados sao formados para serem imparciais e dedicarem a vida a causa, e quem os forma sabe o que forma. Nao serao propriamente pessoas que conseguem lugares por conveniencia, compadrio ou irem para a cama com o chefe", bem... mal deste mundo se os senhores magistrados fizessem parte de alguma casta, imune a doenças, vícios e perfídias. Raramente nelas cairão de forma a colocar em causa a sua imparcialidade, reconheço, mas, felizmente, são apenas homens e mulheres comuns, e como tal, susceptíveis de fraquezas, como todos nós.
    Olhe, como Advogado lhe digo, se um dia quiserem fazer dos magistrados uma casta, penduro a toga.
    gansolino said...
    Pendure...
    Anónimo said...
    Caro Gansolino,

    Para mim, os Sr. Juizes têm um problema de falta de educação e vai-me desculpar são malandros a trabalhar. Por muito que lhe custe é essa a minha visão do que é ser Juiz.
    Como é possível um processo relativo a uma criança estar dois anos no Tribunal Constitucional para ser decidido?
    Como é possível num comunicado como o da Associação Sindical dos Juizes, as pessoas envolvidas não serem tratadas por Sr. ou Sra? Existe um mínimo de educação.

    "Sabera o bikoka o desgaste a nivel pessoal que eles teem?". E o meu caro Gansolino também não tem a sua quota parte de desgaste? E é por isso que trabalha mal?

    O caso de Rodney King não é comparável apenas porque e lembrando um celebre frase "o povo é sereno". Mas infelizmente deixará de o ser um dia se isto continua assim.
    gansolino said...
    Caro Bikoka:
    Nao ha pessoa perfeitas
    Nao ha pachorra
    todos quremos contribuir para o bem comum
    Agora este caso....oh da guarda
    Se fosse um negro no lugar do EX Senhor Sargento...quem quereria saber?
    As influencias, manipulaçao, conseguem sem duvida fazer opiniao.
    Lei e Lei .
    Descobrimos um nicho de mercado, se isto resultar vou abrir uma agencia de compra e venda de bebes.
    quanto ao comunicado.. eu compreendo a partida somos todo uns senhores.
    O Povo e sereno e sempre o sera
    Se foi sereno quando em 85 tambem continuara a ser.
    Cresca, leia acerca da nossa historia recente,
    Em suma ...va-se curar....

Post a Comment