Novas do caso Esmeralda Ana Filipa

Para perceber melhor o caso da menor Esmeralda Ana Filipa, convirá ler o que se escreve no blog In Verbis. Aí se poderão ler os acórdãos do Tribunal Colectivo de Círculo de Tomar (Tribunal Judicial de Torres Novas), relativo ao processo crime ( diferente daquele que se encontra no Tribunal Constitucional,- pelos vistos há dois anos!)- e que é aquele onde se decidirá o destino da menor relativamente à sua guarda) e ainda o comunicado da ASJP.

Merece parabéns, esta iniciativa desse blog, ( e que o PGR deverá ler, para ficar já ciente do que se passou) sendo certo que algumas críticas, rosnadas entre dentes, ou nem tanto, se farão ouvir também, vindas dos que defendem o autismo como modo de ser judicial.

Publicado por josé 17:57:00  

8 Comments:

  1. zazie said...
    "e que o PGR deverá ler, para ficar já ciente do que se passou"

    ahahahahhahaha
    josé said...
    Zazie:

    A minha referência à utilidade na leitura, pelo PGR, do site da ASJP, baseia-se no seguinte:

    O jornal 24Horas de hoje, noticia que "o PGR põe especialistas a tratar do caso da menina", indicando que entregou o caso da "menina raptada à procuradora Isabel Jordão, assessora do seu gabinete com larga experiência no Tribunal de Família e menores de Lisboa."
    Diz ainda que "Pinto Monteiro quer saber tudo o que se passou no processo de regulação de poder paternal que dei a vitória ao pai biológico de Ana".

    A menina chama-se Esmeralda...e por aqui já vê o tipo de rigor nornalístico do 24.
    josé said...
    Segundo o jornal O SOl:

    "O juiz Pamplona de Oliveira é o relator do processo que se arrasta no Tribunal Constitucional, apurou o SOL. Em média bastam 3 meses para este tipo de processo ser decidido pelos juízes do TC."

    O juiz Pamplona de Oliveira é o relator do acórdão que declarou constitucional os artigos da Lei de Finanças Locais, em Dezembro passado e em relação ao qual Alberto João Jardim fez severas críticas, insinuando de permeio algo que aqui prefiro não referir.
    naoseiquenome usar said...
    :(((
    chega de "grosserias (jurídicas e, ... outras)", não?
    Não levam a nada, não resolvem nada e só criam conflitos.
    Serenidade, precisa-se, ou melhor, recomenda-se, digo eu...
    Anónimo said...
    Não sou advogado mas depois de ler a sentença do Tribunal apenas posso concluir que isto é tudo uma vergonha: os juizes mostram que têm algo contra o militar. O resto são masturbações juridicas a metro como os nossos juizes gostam de proferir.
    Anónimo said...
    Apesar de Gasolino não gostar a democracia é isto mesmo: uns concordam e outros não e tude se discute.
    De facto, o nosso sistema democrático está doente nomeadamente quando temos um sistema jurídico que permite uma sentença como a de Torres Novas.
    A reação popular (onde eu me incluo) é simples de explicar: a sentença é injusta e como todos temos um sentido do que é justo reagimos.
    O que os Srs. Juizes não conseguem atingir é que as pessoas estão fartas do nosso sistema judicial porque ele simplesmente não funciona e não quer funcionar.
    O perigo é profundo. Lembro ao Sr. Gansolino o que aconteceu em LA com o caso Rodney King. Perante uma sentença tão injusta todos sabemos o que aconteceu.
    É por isto que a nossa democracia está em perigo e não por se escrever e dizer o que se pensa.
    Se escrever isto é ser grunho então sim eu sou orgulhosamente um grande grunho.
    Anónimo said...
    Gansolino, apenas três breves declarações:
    1 - caso esmeralda/ana filipa: não li o acórdão na íntegra, não me pronunciarei;
    2 - há sempre tempo para a alfinetada nos Advogados, não há...sempre a demorarem o processo, só para cobrarem mais honorários...isso reflecte problema pessoal ou opinião de alguém?;
    3 - quanto a dizer que "os magistrados sao formados para serem imparciais e dedicarem a vida a causa, e quem os forma sabe o que forma. Nao serao propriamente pessoas que conseguem lugares por conveniencia, compadrio ou irem para a cama com o chefe", bem... mal deste mundo se os senhores magistrados fizessem parte de alguma casta, imune a doenças, vícios e perfídias. Raramente nelas cairão de forma a colocar em causa a sua imparcialidade, reconheço, mas, felizmente, são apenas homens e mulheres comuns, e como tal, susceptíveis de fraquezas, como todos nós.
    Olhe, como Advogado lhe digo, se um dia quiserem fazer dos magistrados uma casta, penduro a toga.
    Anónimo said...
    Caro Gansolino,

    Para mim, os Sr. Juizes têm um problema de falta de educação e vai-me desculpar são malandros a trabalhar. Por muito que lhe custe é essa a minha visão do que é ser Juiz.
    Como é possível um processo relativo a uma criança estar dois anos no Tribunal Constitucional para ser decidido?
    Como é possível num comunicado como o da Associação Sindical dos Juizes, as pessoas envolvidas não serem tratadas por Sr. ou Sra? Existe um mínimo de educação.

    "Sabera o bikoka o desgaste a nivel pessoal que eles teem?". E o meu caro Gansolino também não tem a sua quota parte de desgaste? E é por isso que trabalha mal?

    O caso de Rodney King não é comparável apenas porque e lembrando um celebre frase "o povo é sereno". Mas infelizmente deixará de o ser um dia se isto continua assim.

Post a Comment