Da documentação que faz parte do espólio do Museu da Presidência da República em exposição na Câmara Municipal do Porto está uma carta que Álvaro Cunhal, em 14 de Julho de 1976, dirigiu ao eleito Presidente da República, Ramalho Eanes. Trata-se de uma carta dactilografada em papel timbrado do PCP e com a assinatura do próprio.

Eis o seu teor:

Ex.mo Senhor
Presidente da República
General Ramalho Eanes


Para além dos cumprimentos protocolares, desejo-lhe sinceramente felicidades e bom êxito no cumprimento do seu difícil mandato.


Álvaro Cunhal

O que aqui não consigo reproduzir, mas que me chamou a atenção na exposição, é um sublinhado com marcador vermelho que alguém colocou sob o nome “Álvaro Cunhal” batido à máquina. Não faço a menor ideia o porquê do destaque ao remetente da carta, em todas as outras da mesma altura que também são exibidas este não consta, pelo que não deveria ser este um hábito de secretária.

Do que eu não tenho grandes dúvidas é que, naquele dia, esta foi a carta mais lida, relida e interpretada no Palácio de Belém.

Publicado por contra-baixo 15:59:00  

2 Comments:

  1. maloud said...
    Mas a responsabilidade da "terra de frouxos" não lhe pode ser imputada, pois não, Sniper?
    maloud said...
    Não se estará a esquecer, caro Sniper, que o dr.Álvaro Cunhal tinha um significativo número de apoiantes em 74? O Alentejo na época era vermelho e, julgo, que a cintura industrial de Lisboa também. Como sabe, sou do Norte.

Post a Comment