rightsizings

Vamos ver se nas próximas horas na economia nacional não vai ser abanada com mais um anúncio de uma OPA milionária. O filme é 'quase' o mesmo - Golias engole David. O vento é que não soprará na mesma direcção - desta vez será de Sul para Norte... Ah, e ainda falta saber o que vai fazer ao certo o Credit Agricole. [já é oficial - o BCP anunciou uma OPA sobre o BPI]

Publicado por Manuel 14:42:00  

5 Comments:

  1. Antonio Almeida Felizes said...
    ..
    "O filme é 'quase' o mesmo - Golias engole David".

    No caso da OPA da SONAE sobre a PT é justamente o contrário - o David é que quer engolir o Golias. A PT é quase 7 vezes maior que a SONAE.

    Mas aproveito esta oportunidade para reiterar a minha profunda apreensão relativa a este fenómeno, nada benéfico para a Economia Real. Trás consigo o desemprego e obstaculiza a concorrência (mau para o consumidor).

    AAF - Regionalização
    Mais Notas Soltas said...
    Hummm. Pois. Mas a PT, a mim, nunca me baixou os preços. Enquanto que, com a TMN, Vodafone e Optimus, ainda lucrei alguma coisita.
    Ricardo Gonçalves Francisco said...
    CAro António Almeida Felizes,

    Se no caso BCP/BPI o caminho pode ser de facto o da concentração, no caso da OPA à PT o caminho pode ser exactamente o inverso. A separação acionista das redes "fixas" e a separação de todo do negócio wholesale pode trazer muitas oportunidade s para novas empresas e benefícios claros para os consumidores. Exiete o risco da concentração no móvel, mas não acredito que isso passe, a "europa" não deixará.

    A redução de efectivos no grupo PT acontecerá independentemente da fusão...acontece desde 1992. Tem de ser a bem dos consumidores.

    O raciocíneo não se aplica à OPA BCP ao BPI...
    Antonio Almeida Felizes said...
    Caro Ricardo Gonçalves Francisco,

    "A separação acionista das redes "fixas" e a separação de todo do negócio wholesale pode trazer muitas oportunidade s para novas empresas e benefícios claros para os consumidores" - em tese, concordo em absoluto que se trataria de uma operação substancialmente vantajosa para os consumidores portugueses.

    Ora como também ouvi dizer à Comissão Executiva da PT, que esta seria também a sua intenção, neste caso, preferiria a manutenção dos 2 grupos.

    Como certamente saberá, esta vaga de OPAs tem sido dramática para o emprego, especialmente aqui na Europa. Interrogo-me se será sensato para os Estados esta completa subordinação aos interesses da Finança e do lucro imediato e a qualquer preço.

    Cumprimentos,

    AAF - Regionalização
    OqueestaadarsaoOPAS said...
    Tanto o BCP cpomo o BPI têm a sua sede no Porto e o seu Conselho de Administração em Lisboa. Por isso me pergunto oprque é que a OPA é de Sul para Norte.

Post a Comment