uma questão estritamente política

Pesem as ilhas de bom senso que por aí persistem (ver a propósito tudo o que o Francisco José Viegas tem escrito sobre a matéria) suspeito que nesta coisa dos cartoons há muita gente que, pura e simplesmente, ensandeceu. Atente-se, por exemplo, no comovente comunicado da nossa República assinado por Diogo Freitas do Amaral. Os cartoons são inadequados e não deviam ser publicados porque alegadamente ofendem a sensibilidade dos muçulmanos, parece ser a cassete politicamente correcta do dia. Pois bem, também há por aí muita gente que se ofende com a exposição demasiada da carne, logo vamos proíbir, para não ofender toda essa gente, logo em nome do bom senso, a publicação e broadcasting de tudo o que é remotamente erótico e ou p0rnográfico ? Também há quem ache que o aborto é um crime sobre qualquer ponto de vista, em qualquer situação, logo, e por respeito a essas pessoas, e aos seus valores, vamos acabar com toda e qualquer discussão? ainda quem ache que a homossexualidade, sexo fora do casamento, o preservativo, o divórcio, etc e tal, são imorais, e logo deviam ser simplesmente proíbidos. Fazemos-lhe a vontade ? Ou, será que os valores de um muçulmano valem pura e simplesmente mais que os dos outros, que os de muitos de nós ?

Ao contrário do que por aí se diz a polémica dos cartoons não é uma questão religiosa. É sim uma questão estritamente política. Nós somos laicos, alguns deles confundem religião com Estado, ou veêm a fé religiosa como um instrumento (manifs espontaneas na Síria !? Acordem!) ao serviço dos interesses do Estado. E é nesse ponto fundamental, nessa conquista, na separação absoluta entre o que é de César, e dos homens, e no que é matéria d'Ele, que o Ocidente podia, e devia, dar o exemplo. Infelizmente, não está a dar.

Publicado por Manuel 15:20:00  

3 Comments:

  1. Anónimo said...
    completamente de acordo c o post do manel.

    afastei-me um pouco da linha editorial (vou chamar-lhe assim) deste blog, mas neste caso, não posso estar + de acordo com este post.
    Todo este alarido nos países muçulmanos me parece encenado. muito encenado...
    Diogo said...
    Há os que «fabricam o incidente», há os que se «manifestam ofendidos» e há os idiotas que vão atrás disto tudo. Interesa, aqui, perguntar quem ganha com este «choque de civilizações». Quem ganha com este «extremismo islâmico»?
    Anónimo said...
    LIBERDADE ?
    O SAPO REMOVEU UM BLOG CHAMADO " ATRAPALHADAS"http://luar88.blogs.sapo.pt
    POR SER UNICAMENTE ERÓTICO, NEM UMA FOTO, TINHA QUE FOSSE DE SEXO OU PORNOGRAFIA
    ESTE BLOG TINHA EM MEDIA 100 VISITAS DIA.
    PORQUE REMOVER UM BLOG EROTICO ?

Post a Comment