Mais umas luzes

sobre a OPA de quem toda a gente fala.

Publicado por irreflexoes 16:48:00  

1 Comment:

  1. Anónimo said...
    Considerando as condições da oferta de compra da Sonae, ela pode ser retirada depois de qualquer decisão da Autoridade da Concorrência ou da ANACOM a respeito da separação/fusão das empresas mencionadas: TV Cabo, TMN, PT Comunicações.

    Enquanto cliente ou jornalista interessado, basta telefonar para PT Comunicações e perguntar pelo aluguer de uma linha ADSL para se ver o efeito de a PT Comunicações ser grossista no mercado onde estão outras comparticipadas da PT SGPS (PT Multimédia=Sapo; Telepac). A linha telefónica PT Comunicações vem "pré-activada" com serviço ADSL e fica pronta a usar em 5 dias úteis. Contactando com a tal "ténue" concorrência da Novis/Oni/... eles propõem-se a usar a mesma linha alugada à PT Comunicações para ligar à sua rede enquanto ISPs. O trabalho da PT Comunicações neste caso demora 30 a 45 dias úteis.

    No caso da rede de cabo, onde a exclusividade territorial é norma (ie: ou há Cabovisão ou há TVCabo ou há TV Tel). O proprietário dessa rede é retalhista apenas. Perante os protestos da "ténue" concorrência, a PT SGPS diz e a ANACOM anui que não é viável separar a TVCabo do resto da PT, e que o modelo de acesso indirecto via cabo não é possível.

    Perante a ameaça de a PT *toda* passar a ser controlada pela Sonae+France Telecom+Bouygues, a ver o que acontece em termos de fusões e cisões. Juntar a TMN com a Optimus seria péssimus para clientes, empregados e para a Vodafone.

    Agora cindir a TVCabo do resto da PT, tornando-a grossista independente e mantendo-a debaixo de olho de uma verdadeira autoridade da concorrência, isso sim, seria suficiente para a Sonae e amigos recuarem na compra da PT, ao mesmo tempo que lhes proporcionaria uma base razoável para poderem competir de forma mais sã do que até agora.

    Agora ter PT Lusomundo a decidir o que é que os portugueses podem ver na TV, mais a PT Comunicações e a TVCabo a decidir como é que se pode receber e transmitir essa multimérdia toda é que não dá ...

Post a Comment