Habitação tecnológica


Torre terminada 30 anos após início das obras

A Câmara da Covilhã e o Montepio Geral chegaram a acordo para a recuperação de um edifício de 20 andares, cuja construção nunca foi concluída, anunciou a autarquia.

O edifício é conhecido como Torre de Santo António e é o mais alto da cidade.

Segundo a autarquia, a construção vai ser terminada e destinada ao mercado habitacional.

A autarquia aprovou a intenção revelada pela primeira vez em Setembro de 2005 pelo Montepio Geral, entidade bancária que detém o imóvel.

A Câmara conta receber compensações e taxas num valor de 648 mil euros.

As obras do edifício projectado pelo arquitecto Fernando Pinto de Sousa (pai do primeiro-ministro José Sócrates) começaram no final da década de 70.

No entanto, problemas financeiros da empresa construtora levaram ao abandono dos trabalhos, quando o imóvel estava já em fase de acabamentos.

Desde os anos 80 que vários projectos têm sido anunciados para a Torre de Santo António e a demolição chegou a ser uma hipótese ventilada, mas "segundo a opinião de peritos, o imóvel é suportável do ponto de vista paisagístico nesta encosta da Serra da Estrela", já referiu o presidente da Câmara da Covilhã.

Publicado por Carlos 00:54:00  

3 Comments:

  1. Animal said...
    "o imóvel é suportável do ponto de vista paisagístico" se construírem mais uma dúzia deles em redor. Um pouco como a estratégia do elefate que consegue passar despercebido no meio duma cidade: se for no meio da manada, ninguém dá por ele...
    Anónimo said...
    Porque não aplicar a receita ao prédio Coutinho, de Viana?
    Anónimo said...
    A culpa é do Sócrates... se tivesse chegado a Primeiro Ministro há mais tempo já o final da construção teria sido aprovado.

Post a Comment