Edwards ameaça Hillary, mas McCain reforça liderança

O senador do Arizona John McCain é o político mais bem colocado para suceder a George W. Bush como presidente dos EUA.

Uma grande sondagem feita pelo Instituto Marist previu os duelos mais plausíveis entre democratas e republicanos. Do lado democrata, foram estudadas as possibilidades de Hillary Clinton, John Kerry, John Edwards e Al Gore; do lado dos GOP, entraram nestas contas John McCain, Rudy Giuliani e Condoleeza Rice.

McCain venceu em todos os cenários, embora o confronto com a senadora por Nova Iorque ainda não esteja totalmente esclarecido: 52/42, com 6 por cento de indecisos. Se o senador pelo Arizona, que em 2000 perdeu por uma unha negra para Bush nas primárias do Partido Republicano, defrontar Kerry, vence com uma distância bem maior: 54/37, com 9 por cento de indecisos. Perante Al Gore, McCain ganharia por uns claros 55/38, com apenas 7 por cento de indecisos.

Curiosamente, o único cenário em que McCain não derrota o adversário democrata por uma margem maior que o número de indecisos é perante o candidato a vice-presidente em 2004, e antigo senador pela Carolina do Norte, John Edwards: 47/41, com 12 por cento de indecisos.

Estes números colocam, pela primeira vez desde há muitos meses, em dúvida uma questão que tem sido apresentada como um dado praticamente adquirido: será que Hillary Clinton é mesmo a melhor solução para o campo democrata? John Edwards é visto como um moderado e tem a vantagem de não ter um peso esquerdista tão grande como a antiga Primeira Dama.

Numa sondagem revelada ontem, Hillary é visto por 48 por cento do eleitorado como «Liberal», para apenas 32% que a vêem como «moderada» e 7% que a rotulam de «conservadora».

Só dois cenários levantados dão vantagem aos democratas: Edwards bateria a secretária de Estado, Condoleeza Rice, por nove pontos e no duelo feminino, Hillary venceria por 49-44.

Aqui ficam todos os cenários colocados neste momento, a dois anos e meio da eleição:

McCain-Hillary: 52-42
McCain-Edwards: 47-41
McCain-Kerry: 54-37
McCain-Gore: 55-38

Giuliani-Hillary: 48-47
Giuliani-Edwards: 47-44
Giuliani-Kerry: 48-45
Giuliani-Gore: 53-42

Hillary-Condoleeza: 49-44
Edwards-Condoleeza: 51-42
Condolezza-Kerry: 50-44
Condoleeza-Gore: 52-43

Publicado por André 19:53:00  

1 Comment:

  1. para mim said...
    A minha aposta vai para Hillary. Apenas porque ela representa a continuação de Bill Clinton e é isso que interessa à família Bush. Note-se que, desde 1980, o pai Bush sempre foi vice-presidente e Presidente dos EUA. Os oito anos de Clinton não causaram grande mossa, pois muitos dos casos "pendentes" do escândalo "Irangate" foram congelados - o "Irangate", recorde-se teve um dos seus tentáculos no Estado do Arkansas, onde Clinton foi governador. Deste modo, Hillary é um valor seguro para o "bloco central" dos interesses da política norte-americana da família Bush. E depois, Hillary, será a vez de Jeb Bush... vai-te habituando...

Post a Comment