um apelo

Este domingo o meu voto vai, naturalmente, para Anibal Cavaco Silva. Longe de ser um candidato perfeito, que não os há, mostrou ao longo dos últimos anos ser o menos imperfeito dos políticos portugueses. Mas não é para dizer que vou votar em Cavaco que escrevo este post, é para apelar aqueles que não indo votar em Cavaco, jamais e em tempo ou caso algum, para que não fiquem em casa, e para que votem em... Mário Soares. Não sou daqueles que irresponsavelmente ache que a disputa entre Soares e Alegre é um mero problema interno do Partido Socialista, porque não o é! Com ou seu eleição à primeira volta, e eu admito como muito plausível uma segunda ronda, a pior coisa que podia acontecer à democracia portuguesa era uma nulidade absoluta, simpática mas sem qualquer ideia na cabeça vir a ficar em segundo lugar numas eleições presidenciais. Para pesadelo já bastou o Dr. Lopes. Eu posso não gostar de Soares, não gosto, posso não concordar c0m quase tudo o que diz, e não concordo, posso até achar esta candidatura fora de tempo, acho, mas em Soares há uma lógica, um fio condutor, , para o melhor e para o pior 'política'. Manuel Alegre representa o que de pior pode acontecer numa democracia moderna - por ficarmos descontentes com a política entregarmos a 'alma' ao primeiro demagogo que aparece numa esquina. Podia ter sido de outra forma, mas nesta campanha, sobretudo nos debates, deu para perceber que, no fundo, o poeta não passa de um actor, a representar um papel.

Publicado por Manuel 21:44:00  

13 Comments:

  1. Tonibler said...
    CAvaco é um problema de segunda-feira.

    ALEGRE PRESIDENTE!
    Bart Simpson said...
    não concordo minimamente. com soares ou cavaco, ficamos na mesma.

    já foram poder, durante muito tempo e numa determinada altura em simultâneo, e onde é que está o tal futuro que prometeram?

    tretas. eu não vou em tretas.
    Isabel Magalhães said...
    Eu também voto no Professor Cavaco Silva.
    aL said...
    deve estar a precisar bem que lhe abram os olhos para atribuir a demagogia a Manuel Alegre...
    Cavalo Marinho said...
    Caro Manuel:
    Soares representa a política no estado (e estilo) "puro e duro".
    Todos lhe reconhecem o que fez pela democracia em Portugal e a sua aversão pelos "dossires".
    Mas, já o escrevi no meu blog, estou convencido que a justificação para esta serôdia candidatura se resume à candidatura de Cavaco e ao prazer que lhe daria derrotá-lo.
    Boa reflexão a todos.
    Post Scriptum: Não sei se voto em Cavaco.
    Em Soares não voto de certeza.
    Nino said...
    Como votante de Cavaco, reconheço que a quase certa capitulação de Soares face a Alegre constituirá um sinal de esperança de que existe um espaço público fora dos partidos. Alegre sobeja de integridade, ao contrário de personagens eminentes de partidos afastados somente da ribalta autárquica quando a sua credibilidade ficou entalada na opinião pública. Alegre a vice-presidente...
    Narciso Pesaroso Onofre said...
    dia de reflexão... até em


    http://rprecisionooriginal.blogspot.com/
    DJ ORAÇÃO said...
    Eu acho que ao votar Soares, está-se a dar a vitória a Cavaco à segunda volta, se houver esta. Quem é o descalabro, Louçã ou a dupla do Senso Comum Alegre&Jerónimo?
    Têm medo do Louçã, mas olhem que o debate entre Louçã e Cavaco, também foi sereno, respeitador. Cavaco queixa-se da falta de actividade mental dos Portugueses (desde as empresas aos particulares), dos políticos profissionais (que não têm outra profissão para sua independência, e claro para o bem dos outros cidadãos)... A única parte em que Louçã e Cavaco discordam é a nível ideológico, um defende que se devem apoiar os agentes dinamizadores da economia, o outro não esconde a sua acção frente à fractura social. Ambos concordam que criar riqueza, não pode ser com a actual cultura empresarial e particular, da xulice do estado, e da xico-espertice super espalhada por este país fora, que a única coisa que sabem fazer, é queixarem-se constantemente dos políticos (porventura só deve haver políticos em Lisboa!!!). Há pessoas capazes, e Cavaco escolhe esses para executar programas, e eu também concordo com isso, e Louçã como pessoa inteligente e culta que é, também não pensa o contrário, estas pessoas são verdadeiramente Patriotas. Todos aqueles que vencem na vida, sem criarem riqueza para a pátria, influenciam negativamente a tão já famigerada crítica aos políticos, e aos patrões. Porque são todos iguais, pura mentira. Quem foi Sousa Franco ou no plano diplomático Aristides Sousa Mendes?
    Se são do PS e querem fazer voto de protesto,não votem numa pessoa que ganhou muitos votos de militantes do PS para as eleições internas (há máquina ou não há???) frente a José Sócrates. Votem fora do partido. Para protestarem contra a irresponsabilidade das obras faraónicas do novo aeroporto e do TGV (obras públicas geralmente é igual a Derrapagens=pagar 2x pelo mesmo=xulice). Se alguém me conseguir explicar de que forma isso gera ou facilita mais as exportações, eu desde já agradeço.
    ""#$ said...
    "o poeta não passa de um actor a representar um papel"...

    Por oposição a cavaco que não representa o papel do homem que não fala, não expressa opiniões, apenas paira acima dos comuns mortais e apenas diz que os portugueses o conhecem?
    DJ ORAÇÃO said...
    Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
    DJ ORAÇÃO said...
    Cavaco não é a favor das reorganizações. Das ligeirezas. É melhor cortar o mal pela raiz. Mas quando o mal que até se consegue combater (coragem, decisão, força) se faz pela via terceiro-mundista dos trabalhadores (onde está a avaliação? Tratar todos por igual? O mérito?), algo de mal se passa (Só os salários, as horas de trabalho, facilitar despedimento). Se há trabalhadores incompetentes, o patronato tem o dever de os por de lado, e que o estado os apoie a sobreviver. A incompetencia aliada à xico-espertice, impera nas empresas e no estado. A única coisa que de bom tem surgido em Portugal são empresas como a YDreams, Chipidea, MULTIWAVE, entre algumas outras que merecem ser apoiadas, acarinhadas pelo estado e por Todos os Portugueses. Estas empresas não são brincadeiras, como a palhaçada dos apoios do programa PRIME, que esbanjou dinheiro na grande maioria das vezes, em empresariado, que tinha tudo menos novidade, construção civil, talhos, cafés, tretas, enfim o costume. Portugueses, patriotas, temos de suportar as pessoas postas de lado pela sociedade, como a novidade, a aversão ao risco deve ser combatida pelo estado e pelos Portugueses. TODAS MAS TODAS AS PME'S que proponham ideias e modelos de negócio diferentes, devem ser acarinhadas. É aí que hoje se ganha a independência de um país Caso contrário existirão sempre delegados de negócios em Portugal (claro que são Portugueses!!!) que dominarão o estado e a economia.
    Fernando Martins said...
    A minha previsão:
    CS - 53 %
    MA - 19 %
    MS - 13 %
    JS - 6.5 %
    FL - 6.0 %
    GP - 2.5 %

    Abstenção - 34.5 %
    DJ ORAÇÃO said...
    A minha previsão:
    CS <51 %
    MA - >15 %
    MS - >17 %
    JS - 8 %
    FL - 10.0 %
    GP - 2.5 %

    Abstenção - 30 %

Post a Comment