O Jogo das "Malas"...
segunda-feira, janeiro 09, 2006
1. Qual será a razão pela qual o BCP recusou que um representante da CGD ou do BPI (dois dos seus accionistas de referência) se sentem no Conselho de Administração do BCP e quase ao mesmo tempo promova que o principal concorrente da EDP, a Iberdrola, tenha um lugar no C.A. da EDP?
2. A razão do BES investir na EDP, uma empresa que até agora sempre lhe tinha escapado, esta directamente relacionada ao interesse do BES alargar a sua operação em Espanha ?
3. Pina Moura continua deputado na Assembleia da República, tendo acesso em primeira mão aos planos energéticos para as empresas portuguesas, curiosamente principais concorrentes da sua Iberdrola.
4. A partir de 1 de Setembro, os portugueses podem escolher qual o fornecedor de electricidade que querem.
5. O governo insiste em colocar a EDP e a Galp a competir nos mesmos mercados.
6. O problema neste processo todo não são os 120 mil euros, que hoje o Correio da Manhã, faz referência. O grande problema são os 525 Milhões de Euros que ficaram isentos de mais-valias quando a ENI comprou os 22 % do capital da Galp Energia a um grupo de investidores portugueses que estavam agrupados numa holding chamada Petrocontrol, cujo líder Diogo Freitas do Amaral é hoje Ministro dos Negócios Estrangeiros.
Publicado por António Duarte 17:52:00