Dia de reflexão

Em 1997 — recuperando das arcas de uma memória recente o conceito que havia sido preenchido pelo FIT, notavelmente dirigido por António Lagarto na primeira metade da década de 90, e encontrando uma feliz consonância com o desejo de internacionalização que então se tornara essencial ao projecto do Teatro Nacional S. João —, o Ministério da Cultura propôs-se encontrar os meios para a criação de um festival internacional de Teatro.

Insistindo numa ideia que, por tão óbvia, fica muitas vezes secundarizada no argumentário da política cultural — a de que não há desenvolvimento nacional ou regional que possa ignorar um investimento decisivo, bem estruturado e consequente nos domínios de produção e exibição artística — foi possível concitar o apoio essencial do Fundo Europeu para o Desenvolvimento Regional (FEDER) e assim criar condições para um trabalho tranquilo na evolução do conceito e na afirmação do festival.

In página oficial do TNSJ (secção Unidades- PoNTI)

A curiosidade deste texto retirado da página oficial do Teatro Nacional S. João está na utilização de um conjunto de ideias chave que em 2006 se podem considerar arredadas da política cultural do Ministério da Cultura. De facto, num ano, é possível mudar muita coisa ... para pior.

Publicado por contra-baixo 20:56:00  

1 Comment:

  1. formiga bargante said...
    Meu caro contra-baixo

    Creio que comete um erro ao afirmar:

    "A curiosidade deste texto retirado da página oficial do Teatro Nacional S. João está na utilização de um conjunto de ideias chave que em 2006 se podem considerar arredadas da política cultural do Ministério da Cultura".

    E o erro consiste no facto de não existir qualquer vestigio de política por parte da actual equipe do Ministério da Cultura.

    Nunca uma manta de retalhos poderá ser considerado política cultural.

Post a Comment