Para pensar

Do Canhoto:

O Problema


Riqueza e crescimento na UE25
Nota: foram excluídos os 3 países da UE com menos de 1 milhão de habitantes (Chipre, Luxemburgo e Malta), para eliminar grandes desvios em relação à média).
Fonte:
Eurostat.

No gráfico estão definidos quatro espaços. Comecemos pelo topo esquerdo e caminhemos no sentido dos ponteiros do relógio.

1. No quadrante superior esquerdo situam-se os países da UE com PIB per capita inferior à média da União Europeia (UE), mas com taxas de crescimento do PIB superiores à média. São os parentes pobres mas em vias de rápida ascensão (ou convergência, para utilizar um termo comum nos média). Estão neste patamar os novos estados-membros da Europa do Leste, bem como a Grécia e a Espanha. Esta última, aliás, já em vias de atravessar a fronteira que a separa do clube dos ricos.

2. No quadrante superior direito estão os países com PIB per capita elevado (superior à média) e elevadas taxas de crescimento do PIB (superiores à média da UE25). Destaque para a Irlanda, o mais rico do clube e o que mais continua a crescer, divergindo da média para melhor. De resto, estão aqui 4 dos mais ricos países da UE que consolidam a sua posição graças a um crescimento médio anual do PIB, entre 2000 e 2004, na casa 2,5 a 3%: Finlândia, Reino Unido e Suécia. Na fronteira entre os ricos dinâmicos e os ricos em estagnação ou recessão, a França.

3. No outro lado da fronteira, no quadrante inferior da direita, estão os países mais ricos mas com problemas de crescimento. Próximo da França estão Bélgica e Áustria; com taxas de crescimento ainda mais baixas, encontramos a Dinamarca, Itália, Alemanha e Países Baixos.

4. Por fim, no quadrante inferior da esquerda, só, está Portugal. Características da posição? Riqueza E crescimento inferiores à média da UE25. Pobre e a atrasar-se. Em risco de ser apanhado pelo carro-vassoura. Só, insisto.


(continua)

Publicado por irreflexoes 15:12:00  

7 Comments:

  1. josé said...
    Pergunta simples:

    Quem é que nos têm governado desde há trinta anos para cá?!

    Que políticas temos seguido com orientação desses governantes?

    Ver o Portal do Governo e ler os nomes de todos os ministros dos governos constitucionais...

    É fácil a resposta! Estão lá os nomes todos.

    A culpa? Da Justiça!
    av said...
    Esses governantes foram eleitos democraticamente, essa é que é essa. E os juízes também votam, creio.
    josé said...
    E democraticamente, V. , caro AMPV admira incompetentes, não é assim?!

    Brilhante! Carregam-lhe em cima do lombo e desculpa os carrascos...
    av said...
    De incompetentes infelizmente está o país cheio, mas depois aqueles que talvez sejam competentes sao atacados por todos os lados por aqueles que se acham os maiores competentes quando se sentem melindrados pela competencia.

    Um verdadeiro incompetente nunca sabe que o é. Mais dificil o reconhece.
    josé said...
    Meu caro:

    Então indiquei-lhe o caminho para a identificação dos responsáveis e que são indubitavelmente todos os governantes que tivemos, e V. está a desculpabilizá-los, relativizando a incompetência?!

    Veja lá s.f.f:

    Estamos como estamos! Isso não é um facto?!

    Então?!!

    V. também foi governante? Decidiu por exemplo, políticas de Educação?!
    De Economia? De Finanças? De Justiça?!

    Algures nessas políticas, residem os erros fatais para estarmos como estamos...e V. ainda vem desculpar estas criaturas com a explicação de que fomos nós quem as elegemos e por isso só a nós cabe a culpa?!

    Como é óbvio estou a simplificar e não deve levar muito a sério isto que digo...
    av said...
    Nao é uma evidencia? Os supostos incompetentes voltam a ser eleitos anos depois.

    Vai votar em quem para PR? Nalgum desses "incompetentes"? :)
    SG said...
    Todos dizem que a culpa é dos nossos políticos ao ponto de "não se ser político profissional" ser estandarte de campanha presidencial.
    A questão é: porque é que os políticos são incompetentes? Não deveriam ser o melhores, os mais capazes?
    O facto é que só vai para a Política quem não sabe fazer mais nada, ou quem tem interesses secundários inconfessáveis.
    Como se resolve? Também não sei!
    Eu não vou para lá simplesmente porque não em considero "dos melhores" e não tenho mais interesses do que exercer a minha profissão e criar os meus filhos no meio desta balbúrdia.

    Desculpem a falta de ambição.

Post a Comment