Leitura para um feriado

Há filmes de que começamos a gostar ainda antes de os ver. «O Silêncio dos Inocentes», o rosto de Anthony Hopkins, o reflexo dos olhos azuis de Clarice. Lembro-me de que saí do Quarteto e pouco depois entrei numa livraria, encontrei o livro de Thomas Harris e fui para casa lê-lo, era um longo conto de fadas, e terminava com a menina adormecida numa cabana nos bosques, a cama cheia de animais.

De «Hannibal» não gostei, não muito, queria que o filme se passasse todo em Florença, e fosse só com Anthony Hopkins, Francesca Neri e o meu Giancarlo Giannini, para sempre Tullio Hermil de «O Intruso» de Visconti, um monstro (eu gosto tanto de monstros, é das pessoas «normais» que tenho medo). E ficava a música, toda a música, e o soneto de «La Vita Nuova» de Dante Alighieri (que me fez reler a versão de Dante Gabriel Rossetti).

Há pouco tempo aconteceu-me o mesmo, comecei a ver «A Nona Porta» de Roman Polanski e já sabia que ia gostar, o genérico com as portas a abrirem-se, e depois Johnny Depp e os livros, tantos livros, paredes cheias de livros, o chão cheio de livros... e o resto, claro. No dia seguinte fui comprar o romance de Arturo Pérez-Reverte («O Clube Dumas», Dom Quixote), um autor que nunca tinha lido (e nem imaginava o que estava a perder). Lembro-me de frases que parecem versos: «uma vez lutei com um arcanjo», «como um anjo perdido que apontasse o céu com nostalgia», «e vira-a a dormir com os punhos apertados, angustiada por pesadelos de arcanjos louros», «vi-me por fim, depois da batalha, caminhando por uma planície desolada». E a seguir peguei no «Paradise Lost», e desta vez li-o do primeiro ao último verso, o ponto de vista do anjo caído (que Milton de tempos a tempos se lembra de chamar o Inimigo), as águas frias e escuras do abismo, a viagem do anjo, «with head, hands, wings, or feet, pursues his way, / and swims, or sinks, or wades, or creeps, or flies» (por que diabo não há uma tradução portuguesa?).

E Azazel está à direita de Lúcifer, alto e magro como eu o imaginava, ele que conhece todas as línguas e gosta de música e de dançar (parece um título de Mary Higgins Clark). Voltando ao anjo caído, à sua viagem, ele sabe que para onde voar será sempre o inferno, que nunca conhecerá a alegria ou o amor, mas sempre o desejo (lembra-me alguém). E fui ao museu de Arte Sacra para ver uma peça que faz parte dos meus pesadelos, o fragmento de uma escultura em madeira que representa um anjo, é só um fragmento mas tem quase dois metros, são só as pernas, os pés gigantescos, um que procura a terra, o outro levantado para esmagar (o quê?), se aquele pedaço tem quase dois metros que altura teria o anjo, será um resto de asa o que se vê no lado esquerdo...

E por esses dias descobri um álbum dum pintor italiano de que nunca tinha ouvido falar, há um quadro em que o arcanjo Miguel expulsa os anjos rebeldes, mas aqui todos são belos, os anjos caídos estão nus e não têm asas (ao que parece o artista estava a pintar uns nus quando recebeu a encomenda do quadro, e resolveu adaptá-los...). Antes de morrer fez esculturas de anjos, gosto de pensar que só fez esculturas de anjos...

Por estes motivos e por outros que não menciono, não é de estranhar que, nos últimos tempos, as minhas telas sejam imagens de água e de asas, no princípio pode haver casas, flores, mas no fim só há água, ondas, ondas que são asas, asas... e é tudo azul, muito azul, no princípio havia um pouco de verde, agora só há azul, são tão estranhas estas asas, são enormes, eles deviam ser tão altos... Estou a ouvir a banda sonora de «Hannibal» e Sir Anthony Hopkins diz suavemente: «I'll let my own home be my gallows»..."

in «O Ponto de Vista dos Demónios», Ana Teresa Pereira

Publicado por André 18:57:00  

29 Comments:

  1. Anónimo said...
    «Promover a convergência gradual dos regimes de início do direito à aposentação dos funcionários públicos com o de início do direito à pensão de reforma dos trabalhadores por conta de outrem;»

    Isto é o que consta do programa eleitoral e de governo. Durante a campanha eleitoral Sócrates, em debates na TV, disse claramente que iria alterar a idade de reforma dos FP e que iria atacar os regimes especiais que protegem certos grupos corporativos. Só que os professores julgavam que ele se estava a referir aos médicos e farmacêuticos; estes julgavam que ele se referia aos juizes e magistrados; estes últimos julgavam que se referia aos políticos; estes julgavam que ele se referia apenas a polícias e militares; estes últimos julgavam que ele se referia apenas a gestores públicos; e estes julgavam que ele se referia aos que tinham direito a reformar-se com apenas 50 ou 55 anos de idade...
    Cada um destes grupos esqueceu-se de olhar ao espelho e de olhar para o espelho da maioria dos portugueses...

    Ora bem, Sócrates está a distribuir a factura por eles todos, os que têm regimes especiais, como bem disse na sua campanha eleitoral. E os do sector privado e os da FP que não têm regimes especiais batem palmas e apoiam a cem por cento estas reformas que pretendem acabar com a bandalheira dos regimes especiais e má distribuição dos rendimentos que existiu até agora. E não se julgue que é só no sector privado que Sócrates tem o seu maior apoio, porque dentro da FP há muita gente que o apoia também, pois não pertence a nenhum hipócrita ou falacioso regime especial.

    Até agora, Sócrates só não cumpriu uma promessa eleitoral: o aumento do IVA. Falha que ele já assumiu publicamente e que apenas foi devida a que o orçamento de Bagão Felix estava desorçamentado do lado das receitas em cerca de 5,5 mil milhões de euros. Isto é, o OE de 2005 assumiu compromissos para os quais faltavam 5,5 mil milhões de euros para que se pudessem cumprir esses compromissos, sobretudo em matéria de Saúde e de prestações sociais (pensões de reforma, fundo de desemprego, etc.). Daí o défice subir para 6,8% do PIB neste ano de 2005 se algumas correcções não tivessem sido tomadas no Orçamento rectificativo aprovado na AR e no PEC, aprovado em Bruxelas. Facto ainda não desmentido por Bagão Felix, já que se soube depois das eleições que o próprio Bagão Felix teria dito a Santana Lopes que o défice real de 2005 ultrapassaria os 6% do PIB.

    Até agora Sócrates está a fazer uma excelente governação, com reformas de fundo que já deviam ter sido feitas antes, mas que ninguém teve a coragem de fazer.

    Finalmente temos Primeiro Ministro e temos um Governo para salvar Portugal. O que lhe poderá custar votos, mas que salva Portugal da bancarrota.

    Os eleitores não são parvos, e verão dentro de dois ou três anos os benefícios destas reformas de fundo.

    Eu, que não sou socialista, já vi que este é o caminho correcto e que devolve a esperança à maioria dos portugueses.
    Anónimo said...
    Deixemo-nos de americanices bacocas de pretenderem ser tão snobs e falemos do que interessa aos portugueses:

    Quando Maria de Lurdes Pintasilgo foi primeira ministra de um governo da iniciativa de Ramalho Eanes, antes de sair do seu posto resolveu aumentar as pensões sociais de certas camadas de pensionistas. Foi um aumento considerável.

    Sá Carneiro, na altura a preparar a AD, criticou fortemente esse aumento. A AD ganhou a seguir as eleições e foi para o governo, com Cavaco Silva em ministro das Finanças. Não tardou muito e fez novo aumento dessas pensões, o que fez com que num só ano essas pensões tivessem aumentado cerca de 45%. Começou aqui o descalabro despesista do Estado.

    Mas, como o preço do petróleo entretanto tinha subido muito, de 12$/barril, para perto de 40$/barril, e como Sá Carneiro faleceu no acidente de Camarate, e era depois Pinto Balsemão o primeiro ministro, Cavaco Silva, prevendo mau tempo no canal para a economia mundial e portuguesa abandonou o barco da AD e recusou ser ministro do governo de Balsemão. Este ficou amuado e com o tempo se veria que nunca lhe perdoou este abandono do barco em pleno naufrágio.

    A AD, esfrangalhada por lutas intestinas e pela crise económica que levou o país à beira da bancarrota, acaba por perder as eleições em 1983 e dá lugar a um governo de salvação nacional presidido por Mário Soares, com Mota Pinto em vice-primeio ministro. Foi o governo do bloco central.

    Mário Soares teve de recorrer ao FMI para resolver a situação, com a ajuda do seu ministro das Finanças, Hernani Lopes. Em 1985 as contas públicas estavam recuperadas e o caso deu brado nos meios financeiros internacionais. Portugal passou a ser um exemplo de bom aluno do FMI.

    Mas esta recuperação das finanças públicas custou popularidade a Mário Soares e ao PS, que na altura fez outra grande reforma, a do arrendamento, matéria tabú para os governos anteriores. E o PSD, com Cavaco Silva, sobe ao poder.

    Iniciava-se na altura a recuperação da economia mundial depois do choque do petróleo de 1980/81, com a descida forte do preço do petróleo. Cavaco Silva, bem infomado sobre os ciclos económicos, viu que teria um período de vacas gordas para fazer figuraço, até porque Portugal se preparava para entrar na CEE e iria receber chorudos fundos comunitários.

    Cavaco Silva passou então a governar com três Orçamentos, o geral do Estado, o dos fundos comunitários e o das privatizações da banca, seguros, etc.

    Foi um fartar vilanagem, dinheiro a rodos para distribuir pela clientela, incluindo centenas de milhares de funcionários públicos. O despesismo estatal no seu melhor! Fez obras, sim senhor, incluindo o CCB, que era para custar 6 milhões de contos e custou 40 milhões, segundo se disse na época. O rigor cavaquista no seu melhor!

    Anos depois vem a guerra do Golfo, com implicações económicas fortes a nível internacional, e Cavaco Silva, prevendo período de vacas magras e já com ele em andamento, resolveu abandonar o barco e parar de governar e entregou o testemunho ao seu ex-ministro Nogueira. Este perdeu as eleições para Guterres e em 1996 iniciava-se a recuperação da economia mundial. Foi um bom período para Guterres, que continuou o despesismo de Cavaco Silva, já que este último tinha deixado o campo minado por sistemas automáticos de aumento da despesa pública, o MONSTRO cavaquista de que viria a falar Miguel Cadilhe, além de milhares de contratados a recibos verdes no aparelho do Estado, que Guterres teve de integrar nos quadros do Estado para não ter de mandar para a rua gente que há anos não fazia outra coisa senão trabalhar para e dentro do aparelho de Estado.

    Foi este o percurso do despesista Cavaco Silva, o que como ministro das finanças da AD aumentou num ano, pela segunda vez, milhares de pensionistas, e o que, como primeiro ministro, aumentou a despesa pública de tal ordem que os défices públicos da sua governação, se limpos das receitas extraordinárias, subiram tanto (chegou a 9% do PIB) que o actual défice das contas públicas é apenas mais um no oceano despesista inventado por Cavaco Silva nos longínquos tempos da AD e continuado nos tempos em que foi primeiro ministro, depois da recuperação heroica dos tempos de Mário Soares e Hernani Lopes, nos anos 1983-85.

    É neste despesista disfarçado de rigor que devemos votar para PR? Desculpem, se quiserem propor Hernani Lopes para PR, podem contar com o meu voto. Mas como ele não aparece a candidatar-se a PR, vou votar em quem o ajudou a salvar Portugal da bancarrota provocada pela AD de Cavaco Silva. E esse alguém é Mário Soares.

    Estes os factos. E eu voto em factos, não em mitos e miragens. Mário Soares tem um brilhante CV em controlo da despesa pública (governos de 1977/78 e 1983-85). Cavaco Silva tem um brilhante CV no descalabro das contas públicas.

    Qualquer economista, se intelectualmente honesto e conhecer um pouco da nossa História recente, rejeita liminarmente este embuste chamado Cavaco Silva. Se ele for presidente da República, como pode ele pregar moralidade económico-financeira quando ele foi e é ainda o pai do MONSTRO? Monstro que agora Sócrates se esforça por abater com as reformas profundas que está a fazer.

    Para os mais novos aqui fica a radiografia do embuste chamado Cavaco Silva.
    Anónimo said...
    Mensaje para el papagaio nonó: tienes unos recaditos en los comentarios al post "transparencias"...and remember..."Big Brother" is watching....!
    Anónimo said...
    Já vi a bosta agora colada pelo anónimo às 7.35, que nem é socialista, em vários locais deste blog.
    Peço à administração do sítio que o ajude, porque certamente é um acto involuntário, que um tão responsável eleitor, não deverá querer estar, por certo, a cometer.
    Anónimo said...
    La bosta apestosa la colocó en el comentario de las 6 y 32 al post transparencias, pero ha sido convenientemente desvelada, descubierta y desactivada....
    Anónimo said...
    Eu apenas falo do que verdadeiramente interessa aos portugueses, e não de fofoquices panfletárias limianas que não interessam a ninguém nem sequer ao menino jesus.

    Não basta apregoar a liberdade na Internet, é preciso dar provas disso.
    Anónimo said...
    Então coloque os posts a propósito. E já agora, não é preciso colar várias vezes a mesma coisa... Como deve imaginar, não é isso que dará impacto ao respectivo conteúdo.
    É que não é só da política vivem a maior parte dos portugueses, caro anónimo. Há vida para além disso.
    Anónimo said...
    Papagaio nonó ateo: toute est decouverte....!
    Anónimo said...
    Posts limianos repetidos sobre os mesmos assuntos exigem respostas repetidas, para todos terem acesso às verdades.
    Anónimo said...
    Papagaio nono...fixele boa, fixele bem.....andas agora escangalhado e muito fodido.....
    Anónimo said...
    Para que te acuerdes del cuarteto de las Azores....vas a andar "azorado"....
    Anónimo said...
    Un nuevo "accidente de Camarate" ya no cuela.....
    Anónimo said...
    NOTÍCIA PARA UM FERIADO QUE INTRESSA SOBREMANEIRA AOS PORTUGUESES

    Ora aí está o começo de uma recuperação da crise. A bolsa de Lisboa atingiu ontem máximo desde Julho de 2001.

    As reformas de fundo de Sócrates começam a convencer os investidores de que agora é mesmo a valer. E a OTA, antes de estar sequer decidido, já está a movimentar grossos investimentos no centro do país. Como sabemos bem que os investidores na bolsa antecipam os acontecimentos em cerca de um a dois anos, aqui temos a melhor notícia.

    E isto acontece apesar da economia europeia ainda não dar sinais de melhoria sensível. Mas como Sócrates vai à frente da carruagem a apontar o caminho das reformas, mesmo a nível europeu, não admira esta reacção da bolsa de Lisboa dos últimos meses.

    Quem quiser fazer dinheiro na bolsa dentro de um ou dois anos, é agora a altura de comprar.

    Como disse o candidato Mário Soares, Portugal tem futuro. E com esta equipa governamental também acredito que sim. Vem aí um pacotaço de investimentos
    Anónimo said...
    Tanto falar de execuçoes....
    Anónimo said...
    No cambies de tema....habla del cuarteto de las Azores....¡Anda, alégrame más el dia....!
    Anónimo said...
    Papagaio nonó = Aprendiz de brujo.
    Anónimo said...
    O papagaio calou....
    Anónimo said...
    O papagaio calou...
    Anónimo said...
    O papagaio calou e acabou....
    zazie said...
    tadinho do papagaio nónó...

    http://i19.photobucket.com/albums/b159/panotea/papagaionono.jpg
    Anónimo said...
    debate dos candidatos à câmara do Porto na RTP.
    A minha classificação:

    Teixeira Lopes(BE) ... 18 v
    Francisco Assis (PS)...18 v
    Rui Rio (PSD/CDS)......14 v
    Rui Sá (CDU) ..........10
    Arrebenta said...
    A MARIA CARRILHONA DOS 30 DINHEIROS


    NO BENGALEIRO DO MERCADO PÙBLICO,
    PENDURARAM A MARIA CARRILHONA.
    VESTE O FATO DOS DOMINGOS FÁCEIS.
    NÃO TEM ROSTO, SÓ SORRISOS MUITOS,
    SORRISOS APRENDIDOS NO ESPELHO DA PRÓPRIA PODRIDÃO.
    TEM PALAVRAS COMO SANGUESSUGAS.
    CURVA-SE MUITO,
    AS MÃOS PARECEM PROSTITUTAS,
    ALMA NÃO TEM.
    PERDEU A ALMA.
    POR FORA PARECE UM CABIDE,
    POR DENTRO, ARRENDA-SE
    MAIS OU MENOS
    POR TRINTA DINHEIROS
    Anónimo said...
    Papagaio nono....Good bye....!
    Anónimo said...
    Where is papagaio nonó?
    Anónimo said...
    Papagaio nonó(o roi des Jean Foutres) te has pasado siete pueblos.....
    Anónimo said...
    D.J. Bive, Can ceibo, Cabuxo, Ups, Papagaio Nonó...
    Anónimo said...
    Para "Nuestro hermano",
    Não assustes o papagaio nonó, para nos fazer rir não há nada parecido na blogosfera!
    Abraço
    Anónimo said...
    Mensaje para Miguel D.: estimado amigo, el post de las 6y 32 sobre el post del webmaster limiano "Transparencias" no tiene ninguna gracia......
    Anónimo said...
    Como diz o

    Miguel D

    Não assustem o papagaio nónó, se esta vida portuguesa já é uma seca o que será de nós sem ele?

Post a Comment