Há algum entendido que possa explicar a racionalidade de o TGV fazer paragem logo na OTA? E é esse o único serviço ferroviário ao novo aeroporto? Qual a análise custo/benefício que justifica o investimento na construção de uma nova ligação ferroviária Lisboa - Porto? São certamente dúvidas de ignorante, mas ficaria mais sossegado se alguém lhes desse resposta cabal.



Não serei a pessoa mais preparada tecnicamente para dar uma resposta. Mas há duas questões importantes. Primeiro a ligação em TGV entre Lisboa e o Porto roubará mercado á ligação convencional existente actualmente e entre o brutal investimento na modernização e na aquisição de pendulares. Segundo, dada a distância entre Lisboa e o Porto, as paragens na Ota, Leiria, Coimbra e Aveiro, farão de um ligação em TGV algo mais parecido com a alta velocidade. Percebe-se as paragens em Coimbra por forma a funcionar como intercomunicação com a ligação da linha do Norte, mas não se compreendem as restantes paragens.

Ao mesmo tempo é assumido pelo governo que a Portela é para acabar. O investimento que o metropolitano prepara na extensão á Portela, servirá a nova cidade que ali há-de ser erguida, apenas e só depois da privatização da Ana. Não valerá a pena a partir daqui questionar o governo sobre a opção da Ota. Por muito errada que possa ser, por pouca estratégica que possa parecer, infelizmente essa é a ideia do governo.

Publicado por António Duarte 13:33:00  

1 Comment:

  1. Olindo Iglesias said...
    Por que não se organiza uma manifestação à porta de São Bento contra a OTA?

    Acho incrível que o Governo vá para a frente com este projecto megalómano, considerando o estado de penúria das nossas finanças, e todos os sacrifícios que nos tenhem sido exigido, apenas para que, alguns CORRUPTOS no GOVERNO e no PARTIDO SOCIALISTA possam receber subornos e mais valias com a venda dos terrenos, e adjudicações.

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