Alta Velocidade...o retorno à racionalidade !
sexta-feira, outubro 28, 2005
A decisão do Governo em eliminar três das cinco ligações em TGV é uma óptima notícia. Significa antes demais que o executivo deu ouvidos a todas as vozes críticas que construtivamente alertavam para a incapacidade da rentabilidade das ligações entre Porto-Vigo, Aveiro-Salamanca e Lisboa-Faro-Huelva. Racionalidade.
Como no Expresso se escreveu, o modelo ideal assentaria numa ligação em TGV entre Lisboa e Madrid, e depois a reconversão dos principais eixos ferroviários em bitola europeia e proporcionando alta velocidade com um máximo de 250 kms/hora, substancialmente mais barato que o TGV e indicando para a nossa dimensão.
Como no Expresso se escreveu, o modelo ideal assentaria numa ligação em TGV entre Lisboa e Madrid, e depois a reconversão dos principais eixos ferroviários em bitola europeia e proporcionando alta velocidade com um máximo de 250 kms/hora, substancialmente mais barato que o TGV e indicando para a nossa dimensão.
Tal decisão ficou apenas a pecar pelo facto de ser questionável a ligação Lisboa-Porto, quando temos o pendular à espera da modernização da linha do norte que ainda não contempla a bitola europeia.
Publicado por António Duarte 11:17:00
2 Comments:
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Qual a análise custo/benefício que justifica o investimento na construção de uma nova ligação ferroviária Lisboa - Porto?
São certamente dúvidas de ignorante, mas ficaria mais sossegado se alguém lhes desse resposta cabal.
A ligação Porto-Vigo iris substituir uma ligação inexistente, ou seja, criar uma verdadeira ligação, e iria permitir escoar quer os bens industriais produzidos quer os recebidos no Porto de Leixões.