Alta Velocidade...o retorno à racionalidade !

A decisão do Governo em eliminar três das cinco ligações em TGV é uma óptima notícia. Significa antes demais que o executivo deu ouvidos a todas as vozes críticas que construtivamente alertavam para a incapacidade da rentabilidade das ligações entre Porto-Vigo, Aveiro-Salamanca e Lisboa-Faro-Huelva. Racionalidade.

Como no Expresso se escreveu, o modelo ideal assentaria numa ligação em TGV entre Lisboa e Madrid, e depois a reconversão dos principais eixos ferroviários em bitola europeia e proporcionando alta velocidade com um máximo de 250 kms/hora, substancialmente mais barato que o TGV e indicando para a nossa dimensão.

Tal decisão ficou apenas a pecar pelo facto de ser questionável a ligação Lisboa-Porto, quando temos o pendular à espera da modernização da linha do norte que ainda não contempla a bitola europeia.

Publicado por António Duarte 11:17:00  

2 Comments:

  1. Gomez said...
    Há algum entendido que possa explicar a racionalidade de o TGV fazer paragem logo na OTA? E é esse o único serviço ferroviário ao novo aeroporto?
    Qual a análise custo/benefício que justifica o investimento na construção de uma nova ligação ferroviária Lisboa - Porto?
    São certamente dúvidas de ignorante, mas ficaria mais sossegado se alguém lhes desse resposta cabal.
    Carlos Manta Oliveira said...
    Não vejo nenhuma racionalidade. O TGV com tantas paragens não vai ser mais rápido que o pendular, ou pelos meus cálculos, a diferença não será superior a 10-15 minutos. Será que 15 minutos de diferença justifica tão avultado investimento?
    A ligação Porto-Vigo iris substituir uma ligação inexistente, ou seja, criar uma verdadeira ligação, e iria permitir escoar quer os bens industriais produzidos quer os recebidos no Porto de Leixões.

Post a Comment