a nossa pátria é a língua portuguesa
segunda-feira, setembro 12, 2005
A todos os leitores da Folha de São Paulo, bemvindos.
Publicado por Manuel 23:00:00
3 Comments:
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
A todos os leitores da Folha de São Paulo, bemvindos.
Publicado por Manuel 23:00:00
Todos os Homens honestos mataram César. A alguns faltou arte, a outros coragem e a outros oportunidade mas a nenhum faltou a vontade
Marcus Tullius Cicero, Philippicae
Henrique Medina Carreira
José
Mangadalpaca
Nicodemos
André
jg -João Gonçalves
Viúva Negra
Visconti
Il Assessore
Irreflexões
Contra-Baixo
I San
K. Zagalo - M.I. secretário do Conde de Abranhos
Adorei ser recebido assim! (^_^) Obrigado, Manuel!
Neste momento passa na televisão portuguesa, na RTP1, um programa em que se debatem em directo situações relacionadas com o poder autárquico e a corrupção.
Um dos intervenientes, autarca sindicalista, produziu o discurso que outra interveniente, Maria José Morgado, procuradora do MP, apodou de política de...abafamento!
Referiu expressamente a expressão como sendo tipicamente brasileira e importou-a assim, para definir a atitude de esconde-esconde que alguns gostam de tomar mesmo perante evidências.
Bem vindo a esta Loja!
Como diz o Manuel, a nossa pátria é a nossa língua- mesmo com erros e com as particularidades da língua em cada um dos nossos países.
O importante, no entanto, é a comunicação- e neste caso fez-se.
Estatística, estatística, estatística... Agora não erro mais!
Abafamento possui esse significado que você citou. Aqui, temos até outra frase dita pelos jovens: Abafa o caso. Dizem quando alguma situação comprometedora, vexaminosa, em relação a alguém é abordada em conversa. Assim como se pede que a conversa sobre o assunto se interrompa no mesmo instante para que o fato não seja divulgado.